Cultura e Entretenimento

Maíra celebra Drummond

Prezados (as) leitores (as) d’O Folha de Minas, principalmente os residentes na Região do Médio Piracicaba, convoco-os (as) a comparecer em peso no show da cantora e compositora Maíra Baldaia. No domingo, às 20h, ela se apresenta em Itabira, encerrando as atividades de celebração dos 119 anos do saudoso poeta Carlos Drummond de Andrade, nascido naquela data em 1902. O show, na cidade berço do nascimento dela, assim como do autor da poesia “A flor e a náusea”, vai marcar o seu reencontro com o público, desde o início da pandemia do COVID-19 que já causou a morte de quase cinco milhões de pessoas no mundo, sendo que das quais mais de 600 mil no Brasil.

“É especial e significativo fazer este retorno aos palcos na minha terra natal, na Itabira que conecta minhas raízes e primeiras influências na vida e na arte. É ainda mais especial por ser no dia do aniversário de Carlos Drummond de Andrade. A obra e a vida de Drummond perpassam meu trabalho de atriz, compositora e cantora das Minas Gerais. É uma mistura de emoção, prazer e honra poder realizar o show de encerramento das comemorações à data de nascimento dele”, diz a artista. 

Maíra Baldaia é a principal atração na celebração dos 119 anos do poeta Drummond, em Itabira do Mato Dentro.
Maíra Baldaia é a principal atração na celebração dos 119 anos do poeta Drummond, em Itabira do Mato Dentro.

Maíra Baldaia mostrará no repertório do show seu estilo singular que navega pelo afro pop mineiro e pela enunciação feminina. E divide a produção do espetáculo com Débora Costa e Verônica Zanella. No gênero musical afro pop mineiro, nova pesquisa sonora do trabalho autoral da artista, está presente o EP "REMIX-SE" e o single “TEMPOIÔ”, nos quais revisita as suas criações, construindo uma transição sonora e estética para o novo álbum que está em pré-produção.

Em 2016 Maíra Baldaia lançou “Poente e outras paisagens”, o primeiro álbum, com 12 faixas autorais e algumas parcerias. O trabalho mereceu elogios da cantora Elza Soares e do maestro Jaime Alem. Dois videoclipes lançados como destaque do álbum - “Insubmissa” e “Só por um instante” - somam quase de 200 mil visualizações no canal da artista.

No ano de 2018 a artista lançou o DVD "MAIS", em formatos digital e físico pela YBmusic, com show de lançamento no Itaú Cultural em São Paulo e gravação em Belo Horizonte, com as participações especiais de Titane, Maurício Tizumba, Ellen Oléria, Luedji Luna, Luiz Gabriel Lopes, Marcelo Veronez, François Muleka, Nath Rodrigues, Guilherme Ventura, Mariana Cavanellas, Héloa, Clayton Neri e do grupo Meninos de Minas.

No cenário nacional e internacional, Maíra Baldaia fez shows em importantes eventos, como o Festival Luzes da Liberdade, Festival Sarará, Festival Cantos de Beagá, Festival Águas Gerais, Festival Ziriguidum, Noites SIM São Paulo (2017, 2018 e 2019), Festival da ACERT (Tondela/ Portugal), Festival Agitágueda (Águeda/ PT), Romaria Cultural (Gouveia/ PT), Samba Fest (Hartford, Connecticut/ USA), FIT BH, Festival Samba Syndrom (Berlim/ Alemanha), Festival Chacoalha, Festival Sensacional + Sarará, Festival IMUNE - Instante da Música Negra (SESC Palladium/ MG e Aparelha Luzia/ SP) -, Festival de Inverno de Itabira (MG), a SIAN – Semana Idea de Artes Negras, Festival Encontro de Culturas (Serpa/ PT), o SONORA – Festival Internacional de Compositoras (Lisboa/ PT e Belo Horizonte/ BR), Festival de Artes Negras de Uberlândia, entre outros.

Entre suas participações na mídia estão programas como Showlivre (web), Sofar Sounds Lisbon (web - Portugal), Cantoras do Brasil (Canal Brasil/ TV Globo Sat), Globo Horizonte (TV Globo Minas), Elefante Sessions (web), Sofar Sounds Belo Horizonte (web), A Hora do Improviso, Coletânea, Agenda, Brasil das Gerais e Hypershow (Rede Minas), Amora Sessions (web), Apto Sessions (web), entre outros. O trabalho de Maíra Baldaia já foi destaque em veículos como Estado de Minas, Catraca Livre, G1, Blog do Arcanjo, Lugar de Mulher, TMDQA – Tenho Mais Discos Que Amigos, Brasileiríssimos, Sapo (Portugal), Acordes de Quinta (Portugal), Mais Brasil, O Tempo, Elcabong, Hoje em Dia, UOL, Som do Som, De Fato, Trem das Gerais, entre outros.   
 

Comentários