Cultura e Entretenimento

Lançado edital para o II Prêmio da Música Popular Mineira

Premiação inclui novas categorias musicais e faz parte do plano Descentra Cultura. Inscrições vão de 10 a 17/11

Foto de Quốc Bảo no Pexels
Foto de Quốc Bảo no Pexels

O Governo de Minas acaba de lançar o edital da segunda edição do Prêmio da Música Popular Mineira. O objetivo é valorizar e reconhecer os talentos mineiros e promover a música produzida no estado. A iniciativa prevê R$ 63 mil em prêmios, divididos em cinco áreas. Este ano a premiação faz uma homenagem aos 75 anos de nascimento do compositor mineiro Fernando Brant. Outra novidade é a inclusão das músicas indígena e afro no repertório.

O edital prevê nove prêmios de R$ 7 mil nas categorias Melhor música e Melhor álbum, além de troféus. 

Os trabalhos contemplam cinco áreas com grande variedade de estilos como MPB, rock e obras infantis. As inscrições vão de 10 a 17/11. Para participar, o interessado deve acessar o edital no site da Rádio Inconfidência.

Podem se inscrever, gratuitamente, compositores, músicos e intérpretes mineiros ou artistas que moram no estado desde 1/1/2020. De acordo com o presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Sérgio Rodrigo Reis, o prêmio busca reconhecer os artistas mineiros. “Minas é um estado conhecido por ser extremamente musical. Aqui há música de qualidade, diferenciada e esses artistas, muitas vezes, carecem de oportunidade para promover suas obras”. 

Sérgio ainda destaca a importância para a valorização e a visibilidade dos trabalhos produzidos em todo o estado e faz um convite: “nós vamos dar oportunidade a artistas, que muitas vezes estão no interior e têm uma obra espetacular que ninguém conhece, consigam chegar ao grande público. Então, aproveitem e inscrevam seus trabalhos porque em breve vamos promover a sua criação. A Rádio Inconfidência, a Rede Minas e a Empresa Mineira de Comunicação estão de portas abertas para os artistas mineiros”. O encerramento será no Palácio das Artes, com show transmitido pela Rede Minas, no início de 2022.

O II Prêmio da Música Popular Mineira é promovido pela Empresa Mineira de Comunicação (EMC), vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio da Rádio Inconfidência. Viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o edital tem patrocínio da Cemig. A ação faz parte do Descentra Cultura, plano da Secult de regionalização e democratização do acesso aos bens e serviços da cultura para a descentralização de recursos, formação e atividades culturais pelos municípios mineiros. 

Confira as áreas:

MPB (e afins)
Prêmio de Melhor Música
Prêmio de Melhor Álbum

Pop, rock (e afins)
Prêmio de Melhor Música
Prêmio de Melhor Álbum

Música instrumental
Prêmio de Melhor Música
Prêmio de Melhor Álbum

Música regional, indígena e afro mineira
Prêmio de Melhor Música
Prêmio de Melhor Álbum

Música – obra infantil
Prêmio Obra Infantil
 

Comentários