Cultura e Entretenimento

Flitabira apresenta exposição “Ocupação Dom Quixote - Portinari e Drummond"

Exposição será inaugurada no sábado (10) na Praça do Areão, em Itabira

ilustração de Dom Quixote montado a cavalo
Dom Quixote por Cândido Portinari - Reprodução - 

“Ocupação Dom Quixote - Portinari e Drummond" é o nome dado à exposição que o Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira -  inaugura, no dia 10 de julho, sábado, às 17h30, na Praça do Areão, em Itabira, que fica aberta à visitação pública até o dia 10 de setembro de 2021. A mostra inédita apresenta 21 ilustrações, dispostas em totens de até três metros de altura, feitas pelo pintor Cândido Portinari, que receberam poemas de Carlos Drummond de Andrade. A inspiração para os desenhos é o livro “Dom Quixote de La Mancha”, escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616). 

“Colocar os poemas de Drummond e as telas de Portinari na Praça do Areão, aberta ao público, ao ar livre, sem aglomerações e cumprindo os protocolos de prevenção da Covid-19 é o melhor abre-alas que o Flitabira pode pedir à população de Itabira”, destaca Afonso Borges, idealizador da exposição e criador do Flitabira. 

Dom Quixote – Portinari e Drummond
Carlos Drummond de Andrade e Cândido Portinari foram amigos durante longos anos. Portinari já estava no fim da vida e sofria com a intoxicação causada pelas tintas que o acabaria matando quando recebeu, do editor José Olympio, a encomenda para ilustrar a segunda edição de uma tradução para o português de “Dom Quixote de La Mancha”.

Os desenhos começaram a ser feitos em 1956 e, como não podia usar pincel, Portinari retratou o “cavaleiro da triste figura” com lápis de cor. O resultado das 21 ilustrações ficou tão impactante que motivou Carlos Drummond de Andrade a fazer um poema para cada uma delas. O livro só foi editado no final de 1972, depois da morte do artista.

Para marcar a abertura da exposição “Ocupação Dom Quixote, Portinari e Drummond", no dia 9 de julho, sexta-feira, às 19h, acontece uma live entre João Cândido Portinari, filho do pintor  Cândido Portinari, idealizador do Projeto Portinari, e o artista plástico Pedro Drummond, neto do poeta Carlos Drummond de Andrade, com a mediação de Afonso Borges. A transmissão será pelas redes sociais do Sempre Um Papo (@sempreumpapo) e do Flitabira (@flitabira). 

O Flitabira é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira e da Fundação Carlos Drummond de Andrade. 

dom quixote em ilustração de cândido portinari
Reprodução - 

Serviço:
Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira apresenta a exposição “Ocupação Dom Quixote -  Portinari e Drummond"
De 10 de julho a 10 de setembro de 2021

Live Flitabira 
9 de Julho, sexta-feira, às 19h, com João Cândido Portinari e Pedro Drummond - Mediação de Afonso Borges - acesso gratuito pelo youtube e redes sociais do @flitabira  e @sempreumpapo

Mais informações: @flitabira - Facebook, Instagram e Twitter

Comentários