Turismo

Parques estaduais retomam visitação neste sábado

Critérios do plano Minas Consciente serão usados para balizar o retorno de atividades nas unidades de conservação

Parque Estadual Serra do Rola Moça
Parque Estadual Serra do Rola Moca / Evandro Rodney

A partir deste sábado (12/9),  três parques estaduais serão reabertos à visitação: o Serra do Rola-Moça, na Grande BH; Lapa Grande, em Montes Claros, e Biribiri, em Diamantina.

A decisão, baseada em critérios de retomada das atividades propostas pelo plano Minas Consciente, foi publicada em portaria na quinta-feira(10/9), no Diário Oficial. Sob gestão do Instituto Estadual de Florestas (IEF), as unidades funcionarão de acordo com a realidade de cada município, além de critérios previstos no documento.

Critérios
De forma geral, unidades de conservação localizadas em territórios que estiverem nas ondas amarela e verde estão liberadas para a retomada da visitação, enquanto aquelas que estiverem em áreas com onda vermelha permanecerão fechadas ou terão que interromper a visitação em caso de retrocesso de estágio.

A visitação foi suspensa em todas as unidades gerenciadas pelo IEF desde 18 de março, em prevenção à covid-19.

De acordo com o diretor-geral do IEF, Antônio Malard, a reabertura será gradativa. “No parque estadual do Serra do Rola Moça, por exemplo, vamos reabrir a visitação nos mirantes, inicialmente, para organizar a permanência naqueles espaços”, observa.

Atualização
A relação atualizada das unidades de conservação reabertas será publicada no site do IEF em intervalos regulares. “Antes de planejar a ida à unidade, o visitante deve verificar o site do IEF para se certificar se as unidades estarão abertas e quais são as regras específicas para visitação em cada uma”, alerta Malard. 

Clique aqui para conferir a lista das unidades com a visitação liberada.

A atenção aos protocolos de prevenção como uso de máscara e distanciamento entre pessoas em caso de haver filas é um dos critérios para a visitação e cada unidade vai desenvolver protocolo específico e verificar  a possibilidade de realização de visitas por meio de agendamento, assim como do pagamento prévio das entradas.

Ainda segundo o diretor-geral do IEF, o objetivo é garantir o bem-estar de todos. “A abertura será gradativa, sempre priorizando a saúde da população e de nossos servidores”, acrescenta Malard.

Regras
A Portaria 94 determina que o uso das estruturas destinadas à hospedagem de visitantes e pesquisadores e das estruturas de apoio à visitação, como restaurantes e lanchonetes, deve obedecer às orientações previstas no protocolo sanitário do Plano Minas Consciente.

Todas as cavidades abertas à visitação dentro das unidades que exigirem equipamentos de uso pessoal e coletivo, tais como capacetes, lanternas, coletes, máscaras, calçados e vestimentas, entre outros, deverão estabelecer procedimentos e mecanismos para a completa desinfecção destes itens.

As unidades estão liberadas para limitar o número de visitantes e promover o aumento gradativo ao longo do tempo e do espaço, visando evitar aglomerações ou picos de visitação em determinados locais, dias ou horários.

Malard lembra ainda que todos os parques e demais unidades administradas pelo IEF que não estiverem na lista daquelas autorizadas para reabertura continuarão com a visitação suspensa.

O diretor de Unidades de Conservação do IEF, Cláudio Castro, afirma que o IEF tomará as providências relativas aos casos que não estiverem contemplados pela portaria.

Comentários