Instalação LAMA é prorrogada até 8 de dezembro
Mostra Roberto Sussuca homenageia vítimas do rompimento das barragens de mineração em Minas Gerais
Em virtude do grande sucesso de público e crítica, a instalação LAMA, do artista plástico Roberto Sussuca, permanecerá aberta ao público até o dia 8 de dezembro, em Ouro Preto. Com um conjunto de aproximadamente 50 obras e uma montagem sensível e criativa, a mostra evidencia os impactos gerados pelos recentes desastres envolvendo mineradoras em Minas Gerais.
As obras ilustram cenas que ficaram amplamente conhecidas do público pela cobertura da mídia. Assim, retratam os fatos ocorridos em Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, distritos de Mariana atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em 5 de novembro de 2015, como também os de Brumadinho, com a ruptura da barragem da mina do Córrego do Feijão, em 25 de janeiro de 2019.
O artista conta que idealizou esse trabalho há cerca de um ano, quando experimentava a produção de tintas resultantes de pigmentos naturais. O material-base da pigmentação utilizada é oriundo da limonita, um minério de composição variada, resultado basicamente da mistura de hidróxido de ferro, nesse caso, retirado de áreas de garimpo de topázio imperial. Com base nas tonalidades e texturas dessa rocha, começou a criar obras que representavam as minas que deram origem ao conceito da instalação.
Mais de 7 mil pessoas já passaram pela exposição. A comoção fica estampada nos rostos do público, fortemente impactado com as obras que representam desde as minas, os elementos rotineiros (passando pela religiosidade, música, futebol, lazer), o trabalhador até a morte da natureza, por exemplo.
Roberto Sussuca é ouro-pretano e considerado um artista experimentalista. Desde a juventude dedica sua vida à arte, expressa por meio de desenhos, pinturas, gravuras e esculturas. Ele faz questão de ressaltar que não é contra mineração, porém, acredita ser necessário refletir sobre uma forma mais sustentável de produção, a fim de preservar e/ou recuperar o meio ambiente e, principalmente, proteger a vida dos trabalhadores e moradores da região.
A instalação LAMA está exposta na Casa dos Contos, tradicional espaço cultural de Ouro Preto (MG). Com entrada gratuita, a visitação segue até 8 de dezembro: segunda, de 14 às 18h; e de terça a domingo e feriados, de 10h às 18h.
Serviço:
Instalação LAMA de Roberto Sussuca
Local: Casa dos Contos (Rua São José, nº 12 – Ouro Preto – MG)
Visitação: 5 de outubro a 8 de dezembro
Segunda: 14h às 18h | Terça a domingo e feriados: 10h às 18h
Entrada franca.
Comentários