Cultura e Entretenimento

Passabém promove 2° Festival de Viola Caipira

O município de Passabém/MG, localizado a 160Km de Belo Horizonte, e a 55Km de Itabira, promove no próximo sábado, 26 de outubro, o 2° Festival de Viola Caipira. Segundo a Prefeitura, o festival é uma oportunidade para que artistas iniciantes possam mostrar seus trabalhos, promovendo assim, o resgate da música caipira que é tradição forte no município. 

“O Festival de Viola tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de nossa cultura e para o resgate de elementos importantes para perpetuação do estilo caipira e sertanejo em nossa região”. 

A principal exigência para participar do festival é que o artista se apresente acompanhado de viola caipira (obrigatório), violão e sanfona, não sendo permitido uso de outros tipos de instrumento.

Esse ano, o show de encerramento do festival conta com a participação de uma mais consagradas duplas da atualidade, Zé Mulato e Cassiano. Os sertanejos, acostumados a se apresentar nos maiores festivais do país, anunciaram com orgulho a participação no festival de Passabém, sua terra natal.

Para os mais jovens que não conhecem a história da dupla, os irmãos passabeenses cresceram na vila Antonio Bernardino e se mudaram para Brasília em 1969 onde começaram a se apresentar nos festivais locais e nas emissoras de rádio que mantinham programas de auditório.

cartaz de divulgação festival de viola passabém
2° Festival de Viola de Passabém (Foto: Divulgação)

Anos depois foram consagrados com o lançamento do primeiro LP intitulado Zé Mulato e Cassiano interpretam Zé Carreiro e Carreirinho, pela gravadora Xororó. O álbum projetou a dupla no cenário nacional ao lado de grandes nomes da época como Tião Carreiro e Pardinho, Pena Branca e Xavantinho, Tonico e Tinoco, Leo Canhoto e Robertinho, dentre outros.

Agora, 50 anos depois, Zé Mulato e Cassiano voltam a terra natal, desta vez convidados como artistas consagrados que são. 

O 2° Festival de Viola acontece na Praça São José, a partir das 19 horas.

Comentários