Brasil

Bolsonaro diz que só aceita ajuda do G7 se Macron retirar "insultos"

emmanuel macron e jair bolsonaro
Emmanuel Macron e Jair Bolsonaro (Foto: Jacques Witt AFP/POOL)

Após os países membros do G7 oferecerem uma ajuda de 20 milhões de euros (aproximadamente R$ 91 milhões) ao Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse na manhã desta terça-feira (27) que o presidente francês Emmanuel Macron, terá que retirar os “insultos” contra ele para que o Brasil aceite qualquer coisa da França.  

Em um primeiro momento Bolsonaro questionou os repórteres sobre quem havia dito que o Brasil iria recusar a ajuda. "Eu falei isso? Eu falei? Jair Bolsonaro falou?", indagou o presidente.

Após jornalistas presentes citarem o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e a assessoria do Planalto, Bolsonaro afirmou que será necessária uma retratação de Macron.

“Primeiramente o senhor Macron deve retirar os insultos que fez à minha pessoa, me chamou de mentiroso, e depois informações que tive que a nossa soberania está em aberto na Amazônia. Então para conversas ou aceitar qualquer coisa da França, que seja das melhores intenções possíveis, ele vai ter que retirar essas palavras e daí a gente pode conversar”, disse.

Bolsonaro e Emmanuel Macron começaram a trocar críticas após o aumento das queimadas na Amazônia. Nesta semana, após o presidente brasileiro responder a um comentário depreciando a mulher de Macron, a primeira-dama francesa Brigitte, o presidente francês afirmou que esperava que os brasileiros tivessem, em breve, um presidente que se comportasse a altura do cargo.

Questionado se iria pedir desculpas a Brigitte, Bolsonaro disse que ele não postou a foto, apenas chamou a atenção do responsável para que ele não falasse “besteira”.

“A mulher dele [Macron]... Eu não botei aquela foto. Alguém que botou a foto lá, e eu falei para ele não falar besteira. É isso que eu botei lá”, disse. “[No] meu comentário eu falava para não insistir neste tipo de postagem”, acrescentou.

Após um jornalista fazer a observação de que o comentário de bolsonaro continha uma risada (kkkkk), o presidente encerrou a entrevisa.

“Tchau para vocês. ... Realmente, vocês não merecem a consideração”, disse.

Comentários