25,Aug
Esportes

Emoção no final dos Jogos Escolares de Minas Gerais 2019

Os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) 2019 chegaram ao fim com grandes momentos para estudantes-atletas, professores, familiares, árbitros e organizadores. De 29 de julho a 3 de agosto, aproximadamente 6,5 mil estudantes-atletas viveram dias inesquecíveis na etapa estadual em Uberlândia. Foi um show de garra e união nos cerca de 1,5 mil jogos da maior competição escolar do país. Os alunos de mais de mil escolas públicas e particulares de 267 municípios se superaram em busca de medalhas e de uma vaga nos Jogos Escolares da Juventude e nas Paralimpíadas Escolares.

Na etapa estadual foram disputadas as modalidades de atletismo, atletismo PCD, badminton, basquetebol, bocha, ciclismo, futebol de 7, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, natação PCD, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, voleibol, vôlei de praia e xadrez, nos naipes masculino e feminino. Os jogos aconteceram no módulo I, com alunos de 12 a 14 anos, e módulo II, de 15 a 17 anos.

jovens atletas jogando vôlei
Competição contou com participação de estudantes-atletas de mais de 98% dos municípios mineiros (Foto: 
Tiago Ciccarini)

Em 2019, o Jemg bateu o recorde de inscritos, com 839 municípios, o que representa mais de 98% do total das cidades do estado. A competição teve início em abril, com a etapa microrregional em 50 cidades-sede. Em junho, os classificados disputaram a etapa regional no Centro, Norte, Sul, Triângulo, Vale do Aço e Zona da Mata.

O Jemg é uma ação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, e da Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).

O subsecretário de Esportes, Pelé do Vôlei, agradeceu ao governador Romeu Zema por apoiar a realização do Jemg e acreditar na força do esporte na vida de crianças e adolescentes. “O evento em Uberlândia foi maravilhoso; vimos crianças, adolescentes, pais e familiares muito entrosados e sabendo da importância do esporte nesta fase da vida”, enfatizou. Pelé ressaltou ainda o alto nível técnico das competições.

Emocionante

O Jemg também realizou sonhos. Durante os Jogos Escolares, a seleção brasileira feminina de vôlei também estava em Uberlândia para a disputa do pré-olímpico na Arena Sabiazinho. Alguns estudantes-atletas puderam acompanhar os jogos e treinos da seleção. Ana Carolina Leontino, da equipe de vôlei da Escola Estadual São Sebastião, de Cruzília, foi uma das alunas que assistiu ao treino e tirou fotos com as jogadoras Gabi e Macrís.

“Estou super emocionada. A gente veio de muito longe e é a nossa primeira vez no Jemg. É sensacional estar aqui. Um dos melhores dias para todas nós atletas da Escola São Sebastião. O Jemg será um momento inesquecível. Esse é o primeiro passo para alcançar meus objetivos. Minha mãe vai adorar, logo ela que assiste muito a nossa seleção. Ela vai amar saber que eu conheci as meninas”, destacou Ana Carolina.

Já nas modalidades paralímpicas, a superação dos estudantes-atletas comoveu muita gente. Na bocha, o aluno João Francisco Guedes, de 11 anos, teve que disputar a final contra o seu amigo de treino Miguel de Brito. Bastante emocionado após conquistar o ouro, ele comentou sobre a experiência de disputar o Jemg pela primeira vez.

“Foi muito boa. Eu não tinha a expectativa de ganhar o ouro em cima de um jogador espetacular como o Miguel. O que eu queria era me divertir. Comecei a praticar bocha porque conheci o Leo, meu treinador do Esporte Terapia, e acabei me apaixonando por esse esporte. Vim disputar esse campeonato fantástico para todo mundo. Foi ótimo”, frisou.

Medalhistas

Acesse o site jogosescolares.esportes.mg.gov.br  e confira, nos últimos boletins de cada modalidade, os resultados e medalhistas do Jemg 2019. Os campeões vão representar Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude e nas Paralimpíadas Escolares. A etapa regional Sudeste dos Jogos da Juventude será disputada de 2 a 6 de setembro, em Cascavel (PR), e a Nacional de 16 a 30 de novembro, em Blumenau (SC). As Paralímpiadas Escolares de 2019 serão disputadas de 18 a 23 de novembro, em São Paulo.

Comentários