Brasil

Brasil deve assinar acordo que põe fim a cobrança de roaming entre países membros do Mercosul

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) embarcou na manhã desta quarta-feira (17) para a Argentina, onde vai participar da 54ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul em Santa Fé. Durante a cúpula, deve ser celebrado acordo que irá eliminar a cobrança de roaming internacional de serviços de telecomunicações entre pessoas que residem nos países-membros do bloco. A medida deve seguir os mesmos padrões adotados pela União Européia, onde as taxas de roaming já foram eliminadas em 28 países do bloco. 

O roaming é uma taxa extra cobrada em ligações, envio de mensagens e etc., quando um cliente sai da área da sua operadora. No Brasil, praticamente todos os planos oferecidos pelas operadoras são limitados as fronteiras do país. 

O fim da cobrança de roaming deve abranger serviços de voz (ligações em dispositivos fixos e móveis), envio de mensagens e dados, nome dado para os pacotes de acesso à internet. Porém, ainda não existe uma previsão de quando a medida irá entrar em vigor.

Ainda durante o encontro, os países-membros do Mercosul devem assinar outro acordo que irá permitir que brasileiros, argentinos, uruguaios e paraguaios tenham assistência consular diplomática em embaixadas de qualquer um dos países que compõem o bloco quando não houver representação de seu país de origem.

Na prática, caso um cidadão paraguaio esteja em um país do bloco que não tenha representação consular do Paraguai, ele poderia ser atendido nas representações de Uruguai, Brasil ou Argentina.

Logo após a reunião de cúpula, o presidente da Argentina, Mauricio Macri, oferece almoço aos participantes do encontro. Às 15h30, Bolsonaro deixa Santa Fé com destino a Brasília. O desembarque na Base Aérea da capital federal está previsto para as 18h30.

Comentários