Esportes

Veja os confrontos das oitavas da Libertadores com quatro brasileiros

São Paulo se junta a Corinthians, Atlético-MG e Grêmio nas oitavas de final da Taça Libertadores, que já serão disputadas nas duas próximas semanas

Os confrontos das oitavas de final da Taça Libertadores foram definidos na noite desta quinta-feira. No Grupo 1, último a ser definido, o São Paulo conseguiu se classificar na segunda colocação ao empatar com o The Strongest por 1 a 1, em La Paz, e se juntou a Corinthians, Atlético-MG e Grêmio, outros representantes do Brasil na próxima fase. Dos cinco que iniciaram a competição, apenas o Palmeiras está eliminado.

Pelo calendário previsto para a Libertadores desde seu sorteio, no fim do ano passado, as oitavas de final serão disputadas nas próximas duas semanas, e as quartas nas duas seguintes. Depois, o torneio será paralisado para a disputa da Copa América Centenário, e as semifinais só terão início na primeira semana de julho. A Conmebol deve anunciar nesta sexta-feira as datas das oitavas de final.

Entre os clubes do país, o Timão obteve a melhor campanha: foi o terceiro colocado na classificação geral, e vai enfrentar o Nacional, do Uruguai, responsável por eliminar o Palmeiras com duas vitórias no Grupo 2. O primeiro jogo será em Montevidéu e o segundo na Arena Corinthians.

O Atlético-MG teve praticamente a mesma campanha dos paulistas, mas um gol a menos de saldo, diferença que os comandados de Tite tiraram na goleada por 6 a 0 sobre o Cobresal, na última quarta-feira. Com a quarta posição entre os classificados, o Galo terá pela frente o Racing: primeiro jogo em Avellaneda, na Argentina, e decisão em Belo Horizonte.

O Grêmio foi vice-líder de seu grupo, e, no geral, o melhor entre os segundos colocados. Por isso, enfrentará o pior primeiro: Rosario Central, da Argentina. O duelo começará a ser decidido na Arena do Grêmio e será definido no Gigante de Arroyito, em Rosario.

Por fim, com o empate desta quinta-feira, o São Paulo conseguiu a 12ª campanha da Libertadores, e terá de superar o Toluca nas oitavas de final. O Morumbi será palco da primeira partida do duelo, que terá sua decisão no México.

Os cruzamentos foram feitos seguindo o formato tradicional dos últimos anos. Os oito primeiros colocados dos grupos de um lado, os oito segundos de outro. O melhor primeiro colocado cruza com o pior segundo, o segundo melhor primeiro com o segundo pior segundo, e assim por diante. Quem terminou na frente no grupo abre a disputa fora e decide em casa.

Veja abaixo os duelos das oitavas de final da Libertadores:

1º) Atlético Nacional (COL) x 16º) Huracán (ARG)
2º) Pumas (MEX) x 15º) Deportivo Táchira (VEN)
3º) Corinthians x 14º) Nacional (URU)
4º) Atlético-MG x 13º) Racing (ARG)
5º) Toluca (MEX) x 12º) São Paulo
6º) Boca Juniors (ARG) x 11º) Cerro Porteño (PAR)
7º) River Plate (ARG) x 10º) Independiente del Valle (EQU)
8º) Rosario Central (ARG) x 9º) Grêmio

Comentários