Economia

Vale produziu 98 milhões de toneladas de minério de ferro em MG no primeiro semestre

Produção em Itabira supera em 2,7% a registrada no mesmo período do ano passado

A produção de minério de ferro dos sistemas Sudeste e Sul, com unidades operacionais em Minas Gerais, chegou a 98 milhões de toneladas (Mt) no primeiro semestre de 2015. Os desembolsos (custeio mais investimento) da Vale no período em Minas foram de US$ 3,1 bilhões.

O Sistema Sudeste, que compreende os complexos das minas de Itabira, Minas Centrais e Mariana, produziu 54,9 Mt, 5% acima do registrado nos primeiros seis meses do ano passado.

A produção em Itabira foi de 16,7 Mt no semestre, aumento de 2,7% na comparação com período correspondente no ano passado. O resultado foi positivamente impactado pela retomada da operação da mina de Cauê, após a parada que permitiu a conexão de equipamentos de beneficiamento de minério do projeto Cauê Itabiritos, cujo início da operação está previsto para o final de 2015.

Projeto Cauê Itabiritos, em Itabira (MG) - Vista aérea do Projeto Adequação da Usina de Cauê e cava da mina ao fundo. Créditos: Marcelo Rosa/ Vale
Projeto Cauê Itabiritos, em Itabira (MG) - Vista aérea do Projeto Adequação da Usina de Cauê e cava da mina ao fundo. Créditos: Marcelo Rosa/ Vale

 

Parcialmente devido ao início gradual de operação da 5ª linha de beneficiamento de minério na mina de Brucutu, a produção em Minas Centrais foi de 18,8 Mt no período, crescimento de 12% na comparação com o semestre anterior.  Já a produção do complexo Mariana alcançou 19,3 Mt, um leve acréscimo de 0,8% em relação ao ano passado.

O Sistema Sul, que compreende os complexos das minas de Paraopeba, Vargem Grande e Minas Itabirito, produziu 43,1 Mt de minério de ferro entre janeiro e junho deste ano. No segundo trimestre, foram 23,3 Mt, a melhor performance desde o segundo trimestre de 2007.

A produção no complexo Vargem Grande foi maior devido aos inícios graduais de operação da planta de processamento de Vargem Grande Itabiritos e da planta a seco de Abóboras II, chegando a 13,2 milhões de toneladas, 9,1% acima do primeiro semestre do ano anterior. A produção em Paraopeba foi de 13,2 Mt  e a de Minas Itabirito, de 16,7 Mt nos primeiros seis meses de 2015.

Pelotização

.A planta pelotizadora de Fábrica, na região de Congonhas, produziu 1,8 Mt de pelotas no semestre, enquanto a produção de pelotas de Vargem Grande atingiu 3,1 Mt, aumento de 16,6% e 13,6%, respectivamente, na comparação com o produzido de janeiro a junho de 2014.  

Ferrovia

O transporte de minério de ferro e carga geral pela Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) chegou a 71,5 milhões de toneladas no primeiro semestre do ano, 3% a mais do que os 69,5 milhões registrados nos seis primeiros meses do ano passado.

Produção global

A Vale atingiu 85,3 milhões de toneladas (Mt) de produção de minério de ferro no segundo trimestre de 2015, representando a segunda maior produção trimestral da história da companhia e a maior produção para um segundo trimestre. A produção de minério no primeiro semestre de 2015 alcançou um novo recorde de 159,8 Mt, ficando 9,3 Mt acima do primeiro semestre de 2014.

Luciano Siani, Diretor-Executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale, comenta relatório financeiro do segundo trimestre de 2015.

Comentários