Esportes

Pedido para testar contraprova de Spider em outro laboratório é negado

Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC) afirmou que procedimento não segue padrões da Wada, mas deixou equipe do lutador à vontade para acompanhar teste

Anderson Silva vai enfrentar acusações de doping e pedir contraprova (Foto: Evelyn Rodrigues)
Anderson Silva vai enfrentar acusações de doping e pedir contraprova (Foto: Evelyn Rodrigues)

A primeira cartada da equipe de Anderson Silva para se defender das acusações de doping antes da luta contra Nick Diaz foi rejeitada pela Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC). O diretor executivo da entidade, Bob Bennett, revelou que o time do lutador brasileiro já indagou se a contraprova de seu exame realizado no dia 9 de janeiro poderia ser realizada em outro laboratório, e não no Sports Medicine Research & Testing Laboratory (SMRTL), que realizou o exame com resultado positivo para Drostanolona e Androsterona. O pedido, todavia, foi negado.

- Eles queriam que a amostra B fosse analisada num segundo laboratório. Não podemos acomodar (seu pedido) porque isso não está de acordo com os padrões da Wada (Agência Mundial Antidoping), mas nós os informamos que, se eles quiserem que a contraprova seja feita, eles estão convidados a viajar a Salt Lake City, observar a amostra B para garantir que ela não foi contaminada, e esperar até os resultados saírem - afirmou Bennett ao site americano "Espn.com".

Segundo o Dr. Daniel Eichner, diretor executivo e laboratorial do SMRTL, cada amostra enviada ao laboratório é dividida em duas: a amostra A, que é analisada e testada, e a amostra B, a "contraprova", que é separada para teste em caso de recurso.

Anderson passou por outros dois exames antidoping, no dia 19 de janeiro e após a luta, em 31 de janeiro; nenhum dos dois resultados é conhecido ainda. O lutador deve aparecer frente à comissão de Nevada em 17 de fevereiro para uma audiência e provavelmente será suspenso preventivamente até março, quando será julgado.

Comentários