Política

Apoio de Damon em Itabira traz rejeição para candidatos

O prefeito de Itabira, Damon Lázaro de Sena (PV), amargou a primeira derrota nas urnas depois de eleito. Damon, envaidecido com os mais de 70% dos votos que recebeu nas eleições de 2012, decidiu medir forças com o seu antecessor e assumiu ele mesmo a coordenação da campanha do candidato a deputado estadual Antonio Jorge (PPS), ex-Secretário de Estado de Saúde. O prefeito Damon garantiu para o candidato que daria a ele 10 mil votos em Itabira. Confiante, Damon ainda apoiava o ex-vereador Tião da Antena (PTC). O prefeito acreditava que tinha cacife para transferir de 20 a 25 mil votos para seus candidatos. O prefeito obrigou todos os cargos comissionados a abraçarem a campanha de seus candidatos, adesivar os seus veículos e pressionou ainda os funcionários públicos a votarem com ele.

Damon ordenou que os seus comandados se empenhassem apenas em favor de Antonio Jorge (PPS) e investiu uma fortuna na campanha (Foto: Divulgação)
Damon ordenou que os seus comandados se empenhassem apenas em favor de Antonio Jorge (PPS) e investiu uma fortuna na campanha (Foto: Divulgação)

 

Durante a campanha, Damon percebeu que a sua popularidade não era tanta como ele imaginava, então, abandonou o candidato Tião da Antena e ordenou que os seus comandados se empenhassem apenas em favor de Antonio Jorge (PPS) e investiu uma fortuna na campanha. Mesmo assim o candidato de Damon teve apenas 1.251 votos na cidade, para a decepção do prefeito. A votação de Antonio Jorge reflete a rejeição do prefeito adquirida em apenas 1 ano e 8 meses.

O candidato Helvécio da Cobal teve em Itabira 1.511 votos sem nenhum investimento, contando apenas com amigos, e mesmo assim bateu o candidato de Damon que fez uma campanha milionária na cidade. Daí é possível perceber que Damon, embora sendo o prefeito, não é mais liderança política, pelo contrário, até atrapalha quem vincula a sua imagem à dele. Antonio Jorge, com a popularidade que tem no estado, se não tivesse vinculado sua imagem a Damon poderia ter saído de Itabira com 8 a 10 mil votos. Ele teve no estado uma excelente aceitação e foi eleito com 93.034 votos.

Outra análise que pode ser feita para medir a rejeição de Damon é que enquanto a imagem de Tião da Antena não foi desvinculada do governo, sua campanha não decolou. Inicialmente Tião da Antena apareceu em fotos com o ex-secretário de governo Jadirão, líder em rejeição na cidade.

Depois do jornal de um outro candidato denunciar que Damon tinha abandonado Tião da Antena, o que para este candidato foi uma traição, Tião da Antena caiu nas graças do eleitor. Se este jornal tivesse sido distribuído pelo menos 30 dias antes das eleições seguramente a votação de Tião da Antena seria outra. Tião da Antena teve uma curta passagem pela Câmara como vereador, com um excelente mandato. Foi um vereador que cumpriu fielmente o seu papel, fiscalizou, denunciou e apresentou bons projetos que o credibilizava para representar a cidade na Assembleia Legislativa.

Outro prejudicado com a baixaria que se instalou em Itabira neste pleito eleitoral foi o ex-prefeito João Izael, que também tinha potencial para se eleger, mas João foi bombardeado pelo grupo que não tem compromisso com a cidade, muito menos com a verdade. Contra o ex-prefeito foram feitos vários panfletos com denúncias e calúnias que inundaram as ruas da cidade. Até propostas como legalização das drogas, casamento entre pessoas do mesmo sexo, legalização do aborto e outros temas polêmicos foram colocados em santinhos como proposta do ex-prefeito para enganar o eleitor. Mesmo assim João Izael teve nas urnas 27. 761 votos

Analisando as eleições em Itabira, pode-se garantir que o apoio de Damon atrapalha o candidato, um verdadeiro abraço de tamanduá. Damon saiu em um folder junto com Antonio Jorge pedindo voto “para quem realmente faz por Itabira”. Isto deixou claro que o prefeito Damon ainda não tem consciência da sua rejeição.

Está na hora do prefeito refletir, ouvir mais o cidadão e respeitá-lo, se portar como funcionário público e não como patrão, parar de criticar os outros e assumir a postura de Prefeito.

Comentários


  • 08-10-2014 07:35:00 Giovany Campos Matos

    Os funcionarios comissionados estão todos de orelha em pé,dizem pelos corredores da PMI,que damon esta investigando quem não votou no seu candidato a deputado Antonio jorge,damon esta irado,revoltado,com resultado pifio das urnas,foi traido,ridicularizado,tolo,feito de bobo,mas tem promessas de varias exonerações,nos proximos dias,tem muita gente morrendo de medo.

  • 07-10-2014 09:33:00 José Antonio

    O prefeito Damon parece que tem orgulho de ir contra o povo que o elegeu, se ele percebe que o cidadão quer uma coisa ele faz outra. Nesta eleição ele foi apoiar pessoas de fora do município. Por que ele não abraçou a campanha do Tião da Antena que é da cidade e também o apoiou quando foi candidato? Por que ele não apoiou o Ricardo que também era do seu grupo? Por que ele partiu para cima do João Izael e não deixou que ele caminhasse em paz? Acho que quem não atrapalha já esta ajudando. Com referencia ao João muitos podem pensar que estou com uma linha de raciocínio retrógada, mas não é. Lembre-se que quando ele precisou do João para dar aumento ao seu próprio salário ele o procurou, fizeram várias reuniões e entraram em um acordo para que o aumento dele e de seus secretários fosse dado pela câmara. João Izael poderia ter impedido, vetado e não devolvido para a câmara a tempo do veto ser derrubado e não fez, agora levou o troco de Damon. Que bom, exemplo para todos nos, todos que ajudarem o Damon em qualquer sentido estarão criando automaticamente um adversário, Damon odeia quem o ajuda. Quando ele vier pedir voto lembre-se de que ele não apoia pessoas de Itabira então não tem direito de pedir de para ele voto do itabirano

  • 07-10-2014 07:53:00 Helio Madeira

    Realmente a campanha do DOUTOR antonio Jorge,Adesivos e citrus,em MITSUBISHI L200 TRITON - TOYOTA SW4 PRATA - FORD EDGE - FORD FUSION -TOYOTA HILUX - COROLLAS.Êta campanha cara,o damon desaprendeu,esqueceu, como pedir voto,agora é só OSTENTAÇÃO,LUXO,ARROGÂNCIA,e muita BURRICE,ate logo!!! Ate 2016

  • 07-10-2014 07:38:00 Maria Aparecida

    É Damon!!! É verdade!!! Todos os cargos da PMI foram obrigados a adesivar seus carros,se não, estava no olho,como aconteceu com dois operadores de trator da agricultura.Agora fica um recado, para damon, adesivos e citrus não votam