Educação

Camilo Santana afirma que anulação de questões do Enem foi medida preventiva e PF vai investigar possível vazamento

Ministro diz que decisão busca preservar a integridade do exame; três itens foram anulados

Foto: Angelo Miguel | MEC. 

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta terça-feira (18), em entrevista à TV Educativa do Ceará, que a anulação de três questões do Enem 2025 foi adotada como medida preventiva após relatos de possível vazamento. A Polícia Federal vai conduzir a investigação.

Segundo Santana, o Enem utiliza um banco de questões que passam por pré-testes com grupos de estudantes. Ele explicou que o episódio pode ter relação com esse processo.
“Pelas informações que recebi, uma pessoa que participou de um pré-teste divulgou esse conteúdo e comentou o caso em uma live”, disse.

Mais cedo, o Inep informou ter recebido relatos sobre a antecipação de itens semelhantes aos que apareceram na prova aplicada neste ano. O ministro reforçou que o exame transcorreu normalmente e pediu tranquilidade aos participantes.
“O que houve foram ruídos em redes sociais. Determinei ao Inep que verificasse imediatamente e adotasse as medidas necessárias”, afirmou.

Santana disse ainda que a decisão de retirar os itens foi tomada para garantir igualdade entre os concorrentes. “A anulação foi a forma de assegurar que ninguém fosse prejudicado. Os demais oitenta e sete itens permanecem válidos, assim como a redação.”

Como funciona o pré-teste

O processo de elaboração das questões do Enem segue a Teoria da Resposta ao Item (TRI), modelo estatístico que exige que todas as perguntas sejam previamente avaliadas. Nos pré-testes, estudantes respondem a itens ainda não divulgados para que o Inep identifique o nível de dificuldade e o comportamento das respostas.

As perguntas aprovadas passam a integrar o Banco Nacional de Itens, que reúne o material usado na montagem das provas. O Inep ressalta que utiliza diferentes estratégias de calibração para manter o sigilo e a consistência das questões que compõem o exame.

As investigações sobre possíveis fraudes são atribuição da Polícia Federal por se tratar de um exame federal organizado por uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação.

Comentários