Coluna

LGBTQIA+ agita Itabira

- Athaliba, o núcleo LGBTQIA+ entrou em erupção, em Itabira do Mato Dentro, MG, cidade do poeta Carlos Drummond de Andrade, falecido em 17/8/1987 e que, em 31/10, completaria 120 anos neste 2022. Isso devido à retirada da pauta, na Câmara de Vereadores, do projeto de lei nº 10/2022, que cria o Conselho Municipal de Promoção da Diversidade. A suspensão foi solicitada pelo prefeito Marco Antonio Lage, autor do projeto. Alega que é preciso aguardar debate, além da apresentação de emendas por interessados. Embravecidas, as transexuais Sabrina, Gina e Mary Help, com as gêmeas lésbicas Francinete e Ivonete e as travestis Shelby e Mouzalina já articulam manifestações no Pico do Amor, onde se localiza o Memorial Carlos Drummond de Andrade.

- Marineth, a obstrução do projeto estará ligada às ações anacrônicas do vice-prefeito, o pastor evangélico Marco Antonio Gomes, filiado ao Partido Liberal, que tem o hipotético mito pés de barro, que ocupa, atualmente, o trono da presidência da República?

- Athaliba, é possível. Lage e Gomes, prefeito e vice-prefeito, respectivamente (em comum o nome e prenome, Marco Antonio) duelam dentro e fora das entranhas administrativa de Itabira. Gomes afirma que existem “demônios” no Executivo. E, ao saber da nomeação da lésbica Laura Souza para secretária de Educação, por Lage, disse o seguinte: “Ele é de um partido (PSB) de esquerda. Sou Bolsonaro, não sou Lula. Lula, infelizmente, acoberta e é dirigido por satanás. Não tenho nada a ver com ele. Temos que tomar atitude junto aos vereadores”.

A travesti Toninho da Pedreira se elegeu vereadora, em 2012, desatando o nó conservador de Itabira. (Reprodução) 

- Marineth, isso é o fim da picada. Lamentável que Itabira retroceda a essa insignificância, após eleger vereadora a travesti Antonio da Pedreira, líder do bairro Pedreira. As declarações do pastor Gomes, fiquei sabendo, ecoaram por toda a pátria amada e até no exterior. O tal áudio que vazou nas redes sociais diz que “na Prefeitura não dá para enumerar o número de demônios; e eu sou atingido não só no meio pastoral, mas, também, na igreja, em casa, no trabalho”.

- Athaliba, o atraso social, político e cultural impera na retrógrada Itabira, apesar de figurar em 6º lugar entre os 853 municípios de Minas Gerais, em arrecadação financeira, proveniente da exploração do minério de ferro pela Vale. A urbe, já classificada como “prostituta da mineração”, a despeito do excepcional faturamento de impostos, tem larga parcela da população na miséria. Os dois maiores bairros - Gabiroba e Pedreira -, carentes de serviços públicos básicos e essenciais, concentram cerca de 40% da população de Itabira do Mato Dentro. É uma vergonha colossal.

- Marineth, pelo visto a ação do pastor e vice-prefeito Gomes travou a tramitação do projeto para promoção do respeito, dos direitos e da dignidade das lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transgêneros, queer, intersexuais, assexuais e outros gêneros mais. 

- Athaliba, o trem é doido, como ocê costuma dizer. O prefeito Lage anunciou instituir, ano passado, o Conselho Municipal LGBTQIA+. Houve comemoração de um lado e, do outro, críticas. Na ocasião, a transexual Mary Help se reuniu com Gina (lembra-se dela, travesti que foi amante de policial militar e que, após, submeter-se à cirurgia de redesignação sexual foi abandonada por ele?) e demais amigas, na Praça Acrísio Alvarenga, onde tem monumento de concreto à Bíblia. A Francinete, marido da Deolinda, alertou que até a aprovação do tal projeto teriam que remover as pedras no meio do caminho. E como tem pedras no meio do caminho.

- A partir daí, Marineth, também se iniciou o bombardeio contra o projeto.

- Sem dúvida, Athaliba. Os reacionários, incluindo integrantes da TFP - Tradição, família e propriedade, instituição ultraconservadora inspirada no Integralismo - alimentaram a chama acesa do pavio lesbofóbico contra a nomeação da lésbica Laura para secretária municipal de Educação.  O bispo da Diocese de Itabira/Fabriciano, Marco Aurélio Gubiotti, teve que entrar no fogo cruzado. Ele prega que “a verdadeira educação nos transforma em pessoas mais alegres, mais pacíficas, mais acolhedoras, menos cheias de orgulho, menos promotoras dos discursos de ódio”.

- Marineth, afinal como será a manifestação anunciada no Pico do Amor?

- Athaliba, antes é preciso contar que a Câmara de Vereadores de Itabira tem parlamentar que já foi travesti. É o Sidney Guimarães, filiado ao PTB, legenda partidária que se arroga em ser “o verdadeiro partido conservador do Brasil”. Bem, no Pico do Amor, as transexuais Sabrina, Gina e Mary Help, as gêmeas lésbicas Francinete e Ivonete e as travestis Shelby, Lica e Mouzalina promoverão oficina de sexo grátis para principiantes do LGBTQIA+, com orientação da sexóloga Dagmar. Ocê vai participar? Saiba que alguns itabiranos foram concebidos no Pico do Amor.

Lenin Novaes

202 Posts

Crônicas do Athaliba

LENIN NOVAES jornalista e produtor cultural. É co-autor do livro Cantando para não enlouquecer, biografia da cantora Elza Soares, com José Louzeiro. Criou e promoveu o Concurso Nacional de Poesia para jornalistas, em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade. É um dos coordenadores do Festival de Choro do Rio, realizado pelo Museu da Imagem e do Som - MIS

Comentários


  • 19-04-2022 20:19:24 E.T.Schwinden

    PARA DEMONSTRAR QUE BOLSONARO NÃO É HOMOFÓFICO, AO CONTRÁRIO, A GAVIÕES DA FIEL VAI EXIBIR UM "BOLSONARO GAY" INTERPRETADO POR ATOR NA COMISSÃO DE FRENTE DA ESCOLA MAIS VITORIOSA DE SAO PAULO