Cultura e Entretenimento

Sempre Um Papo presencial em Itabira faz lançamento oficial da nova coleção de livros de Carlos Drummond de Andrade

O Sempre Um Papo, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, abre a programação presencial de 2022 do projeto em Itabira, realizando o lançamento oficial da nova coleção de livros de Carlos Drummond de Andrade, na terra natal do poeta. O evento contará com a presença do editor chefe da Editora Record, Rodrigo Lacerda que conversa com o público sob a mediação de Afonso Borges. O encontro acontece no dia 6 de abril, quarta-feira, 19h, no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, com entrada franca.

LIVRO
Divulgação - 

Tornar a obra de Carlos Drummond de Andrade atraente para leitores das gerações atuais e também para aqueles que já são fãs. Esse é o conceito por trás das novas edições de Drummond, que voltam a ser publicadas pelo Grupo Editorial Record no ano em que se celebram os 120 anos do poeta e os 80 da editora.

Além de capas que refletem o espírito drummondiano em nossos tempos, seguindo projeto gráfico idealizado pelo premiado designer Leonardo Iaccarino, as edições da Record estão passando por um minucioso e inédito cotejamento com os manuscritos e outros materiais do acervo de Drummond e ganham uma linha do tempo que percorre os três anos que antecederam a publicação e os três que a sucederam. Assim, os leitores terão uma ideia do contexto político, social e cultural que influenciou o poeta.

Os livros contam ainda com bibliografia sobre e de Drummond, índice de primeiros versos e posfácios assinados por grandes personalidades da cultura. Assim, ‘Sentimento do mundo’ terá texto complementar do ativista e escritor indígena Ailton Krenak; ‘Claro enigma’, do escritor angolano Mia Couto; ‘Antologia poética’, de Zélia Duncan; e ‘Alguma poesia’, do estilista Ronaldo Fraga.

“Pretendemos ir além do público que já lê poesia. Os autores desses novos posfácios contam sobre o seu Drummond particular, o encantamento da descoberta, a memória afetiva relacionada ao poeta”, explica o editor-executivo da Editora Record, Rodrigo Lacerda. Outra editora do grupo, a José Olympio publicará edições especiais que resgatam os projetos gráficos que marcaram época.

O Sempre Um Papo é viabilizado através do patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo. Em Itabira, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). 

Sempre Um Papo Itabira com Rodrigo Lacerda 
Dia/Horário:  6 de abril, quarta-feira, 19h
Local: Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade - Avenida Carlos D. de Andrade, 666, Centro /Itabira
Entrada gratuita - obrigatório uso de máscaras

Comentários