Educação

Inscrições para cursos de Formação Inicial e Continuada terminam na quarta-feira (16/3)

São mais de nove mil vagas para 43 atividades gratuitas de FIC em todo o estado

Termina na quarta-feira (16/3) o prazo de inscrições para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), disponibilizados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). As formações, que duram em média de 160 a 240 horas, são uma alternativa para quem procura uma qualificação profissional. Os cursos fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), atualmente inseridos no projeto Novos Caminhos, do governo federal. Neste ano, são mais de nove mil vagas para 43 cursos em todo o estado, cerca de 46% a mais de vagas oferecidas em 2021, quando foram abertas 4.280 oportunidades para dez tipos de formações. 

Gustavo Rocha, de 21 anos, fez o curso de promotor de vendas no ano passado, em Orizânia, na Zona da Mata mineira. “Foi um conteúdo muito proveitoso para mim. Melhorou bastante a minha vida, porque abre a mente para novos horizontes”, conta.  

Esse é o mesmo sentimento de Joice Rodrigues, moradora de Cachoeira do Pajeú, no Vale do Jequitinhonha, que também fez o curso de promotor de vendas. Joice relata que as aulas mudaram o seu jeito de enxergar o mercado de trabalho. “Trabalhei no mercado de vendas por dois anos, mas não sabia colocar todas as normas e práticas em ação. Depois do curso, aprendi a colocar a ética, a cidadania, entender o cliente e me expressar melhor sobre o mercado e sobre as vendas também. Então, o curso mudou, sim, a minha vida e minha forma de enxergar as vendas, tanto on-line quanto presencial”, revela. 

Nelson Rezende, coordenador geral do Pronatec, explica que as formações são uma ótima alternativa para quem busca uma qualificação profissional. “Para quem está procurando emprego ou melhorar a situação profissional, o programa é uma excelente opção, pois os cursos possuem curta duração e podem ser concluídos entre três e quatro meses. Ao final, o aluno receberá um certificado com validade nacional e com a qualidade de um projeto que vem sendo executado por meio dessa parceria entre SEE/MG e o Ministério da Educação (MEC)”, explica.  

Os interessados em participar de uma das formações podem comparecer à escola que disponibiliza o curso, levando o formulário de inscrição preenchido e, também, RG, CPF, comprovante de escolaridade e comprovante de residência, até o dia 16/3. Para saber a relação das escolas, cursos e ter acesso ao formulário de inscrição, acesse aqui o edital.

A classificação será divulgada no dia 21/3, em local informado pela escola durante a inscrição. Já a matrícula, em primeira chamada, será realizada entre os dias 22 e 24/3.

Ajuda de custo

O aluno que for chamado receberá uma ajuda de custo para participar das aulas. “Esses cursos oferecem bolsa formação para o aluno, atualmente no valor de R$ 5 por hora frequentada e apurada por relatório de frequência. Esse recurso é destinado ao ressarcimento do valor que o aluno gastará com lanche e transporte para frequentar o curso”, pontua Nelson Rezende.

Concluinte do curso de promotor de vendas, Salete Souza, do município de Joaíma, no Vale do Jequitinhonha, acredita que a formação no curso pode ser uma oportunidade para driblar o desemprego. “Quando a gente olha os dados de desemprego no Brasil, que são altíssimos, vê como esse curso é essencial. Porque ele ensina muito a respeito do empreendedorismo, das ferramentas que podem ser usadas a favor do empreendedor. Com a experiência do curso, a pessoa, se dedicando, sai com técnicas suficientes para começar o seu negócio”, afirma.

Esse pensamento é compartilhado por Janine Braga, de Cachoeira de Pajeú, no Vale do Jequitinhonha. Ela atua há dois anos no setor de vendas e também participou do curso FIC em sua região no ano passado. Ela pensa em abrir um negócio próprio com a experiência agregada na formação. “O curso instigou minha vontade de empreender e investir no ramo de vendas e trabalhar para mim mesma. Consegui colocar em prática tudo aquilo que aprendi em sala e aperfeiçoei o meu serviço. Conhecimento nunca é demais, então faça o curso e se dedique”, conclui.
 

Comentários