Cultura e Entretenimento

Sempre Um Papo Itabira recebe Antonio Fagundes

Com acesso gratuito e transmissão online, ator vai falar sobre o tema “Amor aos Livros e à Literatura”

Antonio-Fagundes-foto-Renato-Almeida
Antonio Fagundes / Foto: Renato Almeida - 

O Sempre Um Papo Itabira recebe o ator Antonio Fagundes para falar sobre o tema “Amor aos Livros e à Literatura”. Afonso Borges, idealizador desse projeto de incentivo ao hábito da leitura, fundado há 35 anos, vai mediar a conversa. O evento acontece dia 12 de julho, segunda-feira, às 19h, com acesso gratuito e transmissão no Youtube, Instagram e Facebook do Sempre Um Papo e contará com intérprete de Libras.

Como o programa vai acontecer de forma virtual, devido à pandemia do Covid-19, a live vai ser gerada da Casa do Brás, onde estará o criador do projeto, Afonso Borges, como uma maneira de demonstrar que o “Sempre Um Papo” pertence à cidade, sem perder a geolocalização. Essa ação poderá ser alterada seguindo as recomendações dos governos estadual e municipal quanto a deslocamento e isolamento social.

O Sempre Um Papo Itabira é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

Antonio Fagundes nasceu no Rio de Janeiro, em 1949. Atualmente, vive em São Paulo. Seu primeiro papel como ator foi em 1963, aos 15 anos, na peça “A Ceia Dos Cardeais”. Começou na televisão atuando nos teleteatro da TV Cultura. Fez muito sucesso nas novelas “Mulheres De Areia” e “O Machão”, da Rede Tupi. Começou a atuar na Rede Globo em 1976, na telenovela “Saramandaia”. A partir daí, atuou em inúmeras novelas e séries entre as quais “Mundo da Lua”, “Vale Tudo”, “Rainha da Sucata”, “Velho Chico” e “Bom Sucesso”, na qual interpretou o papel de Alfredo, um editor de livros, personagem que tornou pública a paixão de Fagundes pela literatura e gerou ao ator o prêmio de personagem do ano no Troféu Melhores do Ano. O sucesso do personagem também proporcionou o convite da Rede Globo para o ator fazer o podcast “Clube do livro”. Com duração de 21 programas, a atração apresenta os comentários do ator sobre obras literárias. A cada capítulo, Fagundes abordou um gênero. O projeto inspirou uma versão para além do digital, o livro “Tem Um Livro Aqui Que Você Vai Gostar”, escrito pelo próprio Fagundes e publicado pela editora Sextante. Fagundes também participou de dezenas de filmes, sendo os mais recentes “O Grande Circo Místico” e “Contra A Parede”. Atuou e produziu diversos espetáculos teatrais, sendo os mais recentes “Vermelho”, “Tribos” e “Baixa Terapia”.

Sempre Um Papo Itabira recebe Antonio Fagundes
Dia 12 de julho, segunda-feira, às 19h
Local: Youtube, Facebook e Instagram do Sempre Um Papo
Informações: www.sempreumpapo.com.br

Comentários