Agropecuária

Governo de Minas participa da edição virtual da Expozebu

Evento marca expansão nacional do programa Integra Zebu, executado em parceria com Emater-MG e Epamig

ZEBU
Divulgação / Epamig. 

O Governo de Minas participa da 86ª edição da Expozebu, uma das principais feiras pecuárias do país e a mais importante da raça zebuína no mundo. O Estado é representado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em trabalho integrado com as instituições vinculadas Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), a Expozebu vai até 9/5, em formato totalmente virtual. Nesta edição, foi anunciada a expansão nacional do Programa Integra Zebu, desenvolvido em Minas Gerais pela Emater-MG e pela Epamig, em parceria com a ABCZ com objetivo de recuperar as pastagens. 

Inicialmente, as ações foram implantadas em 12 municípios das regiões do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba. Nas propriedades selecionadas, foram instaladas Unidades de Referência Técnica para a realização de dias de campo e visitas, com a divulgação das tecnologias. Nesta expansão, a parceria da ABCZ com as instituições vinculadas do Sistema da Agricultura de Minas vai permitir a elaboração de diretrizes para padronização das atividades do programa em outras regiões do estado.

Na avaliação da secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, a ampliação do Integra Zebu é um passo importante para o fortalecimento da pecuária bovina mineira. “Além de investir no melhoramento genético dos animais, o cuidado com a alimentação do rebanho é fundamental para garantir competitividade na pecuária. Pastagens em condições adequadas garantem mais produtividade, aumentam a produção de carne e leite em uma mesma área e diminuem a pressão em espaços florestais, contribuindo com a sustentabilidade da bovinocultura”, explica.

Shopping Gir Leiteiro
Nesta edição da Expozebu, a Epamig promove o 5º Shopping Gir Leiteiro, entre os dias 3 e 7/5. A empresa mineira de pesquisa vai disponibilizar 20 vacas, dez novilhas e dez tourinhos Gir Leiteiro, além de 300 doses de sêmen e 20 embriões sexados de alto valor genético. Os interessados podem obter mais informações no catálogo on-line com vídeos, fotos e dados completos dos lotes disponíveis. 

Além disso, visitas presenciais ao Campo Experimental Getúlio Vargas, em Uberaba, serão permitidas mediante agendamentos prévios. Os visitantes devem usar máscaras e seguir as medidas de prevenção à covid-19. 

Serviço
86ª  Expozebu
Data:
até 9/5/2021 
Catálogo Shopping Gir Leiteiro Epamig: http://www.epamig.br/shopping-gir-leiteiro-2021/

Programação: clique aqui

Comentários