Cultura e Entretenimento

Timóteo morreu de COVID-19

Aos 84 anos, o cantor Agnaldo Timóteo, natural de Caratinga, Minas Gerais, morreu no Rio de Janeiro, às 10h45m do dia 3/4, em consequência de complicações do COVID-19, no Hospital Casa São Bernardo, na Barra da Tijuca, onde estava internado desde 17/3. O artista já tinha tomado a primeira dose da vacina Coronavac, mas acabou se contaminando e desenvolveu a forma grave da doença. A notícia foi divulgada por familiares através de nota à imprensa, na qual dizia que “temos a convicção que Timóteo deu o seu melhor para vencer essa batalha e venceu, pois Agnaldo Timóteo viverá eternamente em nossos corações”

O cantor Agnaldo Timóteo era torcedor fanático do Botafogo. Divulgação
O cantor Agnaldo Timóteo era torcedor fanático do Botafogo. Divulgação

O quadro de saúde do artista se agravou, ainda no final de março, e ele foi intubado, na Unidade de Terapia Intensiva. Na ocasião, os parentes dele disseram que “por se tratar de uma doença traiçoeira, com altos e baixos, até o momento, e tentar melhorar a lenta recuperação dos pulmões, Timóteo precisou entrar em ventilação mecânica invasiva para ser tratado de forma mais segura”.

Em maio de 2019, Agnaldo Timóteo permanecera dois meses internado devido a Acidente Vascular Cerebral - AVC -, num hospital na Bahia, quando se sentiu mal antes de um show. Por iniciativa da família, dias depois, ele foi transferido para o Hospital das Clínicas, em São Paulo. E, após cerca de 40 dias de internação, teve alta do hospital e continuou se cuidando em sua casa, no Rio de Janeiro.

Uma das vozes mais marcantes da música popular, Agnaldo Timóteo Pereira, nascido em 16 de dezembro de 1936, era chamado “Cauby Mineiro”, no início da carreira artística nos anos 1950, quando cantava músicas de seu ídolo, Cauby Peixoto. Foi motorista da cantora Ângela Maria, que o incentivou a gravar discos. E somou dezenas de álbuns ao longo da vida musical, a partir de 1960. O primeiro sucesso foi “Meu grito”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, no disco Obrigado, querida, lançado em 1968.

Incursionou pela política, através das legendas partidárias PP, PL, PDT e PMDB, sendo eleito deputado federal e vereador pelo Rio de Janeiro e São Paulo, por dois mandatos: 2005-2007 e 2009-2012..

A direção do Botafogo, agremiação que o artista admirava com fervor, publicou nota no site oficial: “Com muita dor, o Botafogo lamenta a morte de Agnaldo Timóteo, cantor e compositor brasileiro, botafoguense apaixonado; o clube deseja conforto aos familiares e amigos neste momento difícil”.

Comentários