Coluna

LULA LIVRE

Rio - Lula está ‘livre como um táxi’.

Peço licença ao humorista Millôr Fernandes, para ilustrar com sua frase a decisão do Ministro Fachin, do STF, que anulou as condenações da Lava-Jato, do ex-presidente Lula.

A decisão do ministro pode sair caro, como uma corrida de táxi, para a população brasileira. Ou não. Só o tempo vai dizer.

A imprensa não perdeu tempo. Hordas de repórteres correram para o Palácio do Planalto para entrevistar o presidente. Um repórter da ‘Folha de São Paulo’ foi logo fazendo uma pergunta:

ILUSTRAÇÃO DO CARTUNISTA NANI
Ilustração: Nani. 

- Presidente, como o senhor recebeu a notícia de que as acusações que pesavam sobre o ex-presidente Lula foram anuladas?

- Pela TV, como todos vocês...

- Sim, presidente, mas o que o senhor acha da decisão do Ministro Fachin?

- Eu não acho boa nem ruim, taokey? Muito pelo contrário.

- Presidente, eu não entendi sua resposta. Pode explicá-la, por favor?

- Você não entendeu porque o seu jornal é de esquerda, taokey? Além de esquerdista é surdo?

- Lula livre pode ser uma pedra no seu sapato, presidente? - indagou outro repórter.

- O povo não é bobo. Nem os robôs. Eles engolem uma rachadinha mas não engolem o petrolão. Lula e sua família são ladrões e corruptos.

- Mas, presidente, sua sogra, a mãe da sua sogra, seu irmão, sua esposa e seus filhos também são acusados de corrupção.

- Sogra não é parente, taokey!

- E…

- E, nada! Zero! Não tem corrupção na minha família, taokey? Você tá querendo misturar o joio com o grilo…

- É trigo, presidente - atalhou um assessor.

- Ou isso. Os filhos do Lula são donos da TIM, da Gol, da Havan, da Globo e vocês ficam enchendo o meu saco por causa de uma lojinha de chocolate comprada com o suor dos próprios funcionários do gabinete do meu filho!

- E a compra da Mansão do seu filho? Como o senhor explica o fato de ele ter conseguido comprar uma casa que custa quase seis vezês o patrimônio declarado do senador?

- Pergunta pro Lula. Foi ele quem criou o ‘Minha Casa Minha Vida’. Agora, até pobre tem casa própria. Porque o Zero Um não pode ter?

Um repórter baixinho, escondido atrás de uma pilastra, perguntou:

- Presidente, os partidos de esquerda já estão se unindo em torno de uma possível candidatura do ex-presidente Lula, isso não preocupa o senhor?

- Zero! Zero preocupação! Ele vai se unir a bandidos e ladrões do país.

- Mas, presidente, o senhor se aliou ao Centrão onde estão os maiores corruptos do pais. 99% dos políticos têm ficha suja e estão envolvidos em algum caso de desvio de dinheiro público.

- Isso é outra ‘cuestão’. Se eles são corruptos, o problema é deles! Eu não ando com eles. Eu não ando com bandidos.

- O senhor andava com o Wassef e com o Queiroz…

- Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, taokey? Você quer comparar o roubo da Petrobrás com uma simples ‘rachadinha’?

- Mas, tudo não é roubo, presidente?

- Depende do ponto de vista. Depende de como você vê essa ‘cuestão’ daí.

- Mas é ou não é tudo corrupção?

-E daí? Acabou a entrevista!!!

Ediel Ribeiro (RJ)

664 Posts

Coluna do Ediel

Ediel Ribeiro é carioca. Jornalista, cartunista e escritor. Co-autor (junto com Sheila Ferreira) do romance "Sonhos são Azuis". É colunista dos jornais O Dia (RJ) e O Folha de Minas (MG). Autor da tira de humor ácido "Patty & Fatty" publicadas nos jornais "Expresso" (RJ) e "O Municipal" (RJ) e Editor dos jornais de humor "Cartoon" e "Hic!". O autor mora atualmente no Rio de Janeiro, entre um bar e outro.

Comentários