Política

Morre aos 90 anos ex-deputado federal Bonifácio Andrada

Parlamentar também exerceu quatro mandatos na ALMG e ocupou a presidência da Casa na 5ª Legislatura.

O ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e ex-deputado federal, Bonifácio Andrada, morreu na terça-feira (5/1/21). O sepultamento será na tarde desta quarta-feira (6), em Barbacena (Região Central), terra natal do ex-parlamentar, em uma cerimônia restrita aos familiares. Não haverá velório, apenas uma missa, às 13h30, para a família, seguida de cortejo até o cemitério Boa Morte.  

Bonifacio Andrada
Bonifácio foi o político que ficou mais tempo em exercício no País - Arquivo/ALMG - Foto:Clarissa Barçante

Bonifácio José Tamm de Andrada foi advogado, jornalista, cientista político, professor universitário e político brasileiro. Foi deputado federal por dez mandatos consecutivos, de 1979 até 2019, e deputado estadual por quatro, entre 1959 e 1975, ocupando a presidência da Casa na 5ª Legislatura.

Foi o político que ficou mais tempo em exercício no País, com 60 anos de atividade parlamentar. Em sua trajetória política passou pelas legendas UDN, Arena, PDS, PTB, PSDB e, por último, o Dem. Foi também candidato a vice-presidente de Paulo Maluf, nas eleições de 1989, além de fazer parte da Assembleia Nacional Constituinte.

Em sua conta do Twitter, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Agostinho Patrus (PV), lamentou o falecimento: “Como membro da Assembleia Nacional que elaborou a Constituição de 1988, ele deixou um legado de apreço pela democracia. Meus sentimentos a familiares e amigos”, destacou.

Casado e pai de oito filhos, entre eles o deputado federal e ex-deputado estadual Lafayette Andrada. Avô do deputado estadual Doorgal Andrada (Patri), Bonifácio pertencia à sexta geração de José Bonifácio, patriarca da Independência, família tradicional na política brasileira. 

Comentários