Política

Pré-candidato a prefeito que se apresenta como solução para Itabira não tem filiação partidária

João Mario de Brito
João Mário de Brito / Facebook

Nos últimos dias alguns pré-candidatos a prefeito com potencial para vencer as eleições municipal desistiram da corrida, como fez Bernardo Mucida (PSB) que já havia lançado sua pré-candidatura e garantido aos filiados e apoiadores que seria candidato para derrotar o atual prefeito Ronaldo Magalhães (PTB).

O ex-prefeito João Izael (PP), embora nunca tenha confirmado ser pré-candidato, vinha liderando as pesquisas de intensão de voto e alguns partidos já contavam com ele na disputa. Porém, de acordo com informações ainda não oficiais, João Izael também não será candidato.

Enquanto isso, outros que sequer estão filiados a partidos políticos, almejam ocupar a cadeira do Executivo em 2021. É o caso de João Mário de Brito, atual presidente do Valeriodoce Esporte Clube, que usou sua rede social para se lançar como pré-candidato a prefeito.

joão mario de brito itabira
Reprodução / Facebook

O caso de João Mário de Brito é o mais emblemático. João Mário, que já ocupou cargo de secretário no governo do ex-prefeito João Izael, presidiu a LIFA e CREDIVALE, é advogado. Agora, mesmo sem possuir filiação partidária desde 2013, quando se desligou do Democratas (DEM), conforme certidão extraída no site do TRE-MG, João Mário se lança como pré-candidato a prefeito, embora a legislação brasileira não permita candidatura avulsa. A filiação partidária é condição indispensável para qualquer um que pretenda disputar as eleições. 

certidão
Reprodução / TRE-MG

Essa será mesmo uma disputa atípica, onde tudo pode acontecer, menos o que todos esperavam. Pode ainda surgir novos pré-candidatos com potencial para vencer as próximas eleições, já que tudo que foi apresentado até hoje dificilmente se sustentará.

Dentre os principais pré-candidatos, um, embora sendo itabirano, se mudou para Belo Horizonte ainda na adolescência e é estranho para o eleitor. Outro que, segundo informações, virá substituindo um possível desistente, vive e conhece bem a cidade, mas não é conhecido pelo itabirano. 

Para o eleitor, resta esperar o próximo capitulo que essa novela ainda reserva até as eleições de 15 de novembro.

 

Comentários