Cultura e Entretenimento

Faop fecha o ano com mais de 50 obras restauradas em Minas

Trabalho gratuito é desenvolvido por alunos da escola de artes em todo o estado

Faop/divulgação

A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) encerra 2019 com a entrega de 56 obras restauradas a comunidades mineiras. Há, ainda, um total de 134 trabalhos de restauração em andamento. O acervo inclui esculturas, pinturas de cavalete e papel. Os trabalhos são feitos pelos alunos do Curso Técnico em Conservação e Restauro, sob supervisão de professores e monitoria da equipe técnica. Ao todo, mais de 20 comunidades foram atendidas. A ação é gratuita (com exceção para serviços terceirizados, demanda de materiais específicos e transporte das obras).
 
Uma das beneficiadas pelo programa de restauração foi a Paróquia São Vicente Férrer, em Formiga, no Centro-Oeste do estado. Conselheiro do Patrimônio Cultural da cidade, Gustavo Ferreira acompanhou a restauração de três esculturas, entregues à comunidade em novembro. "Além do aspecto que envolve a religiosidade, a nossa história é valorizada. Devolver o aspecto original às esculturas é um trabalho importante tanto para preservar a obra quanto para manter viva a nossa cultura. O trabalho da Faop enche o nosso coração de alegria e gostaríamos de registrar nosso agradecimento. Sem essa parceria, o restauro não seria possível. Estamos muito felizes e impressionados com o trabalho profissional, didático e carinhoso que a equipe teve conosco" destacou. 

Inscrições 
A Faop informa que comunidades de todo o estado podem solicitar o restauro de obras e que o processo está inserido no estágio curricular obrigatório da disciplina. É feito um cadastro e, de acordo com a demanda, a equipe da escola visita o local para fazer as avaliações necessárias. A coordenadora do Núcleo de Conservação e Restauração da Faop, Ana Paula Mendes, explica que "os alunos recebem as obras a partir do 2° módulo do curso. A prestação do serviço é realizada após concluída a proposta de tratamento e de testes", ressalta.

Representantes de comunidades e/ou paróquias interessadas em restauração de obras devem entrar em contato com o Núcleo de Conservação e Restauração da Faop pelo telefone (31) 3551-2014 ou pelo e-mail: coordenacaorestauracao@faop.mg.gov.br

Comentários