Cultura e Entretenimento

Escritor e colunista Nilson Lattari lança seu primeiro romance: Maíto

romance maíto nilson lattari
Divulgação

Maíto é o primeiro romance do escritor e colunista Nilson Lattari e como ele mesmo diz, a obra traz muitos pontos de contato entre o personagem e o autor. "Foi uma experiência que nasceu, realmente, de uma fase nostálgica quando saí do Rio de Janeiro. Durante algum tempo achei que iria perder toda a memória que eu tinha sobre a cidade, e me vi na necessidade de colocar tudo isso em anotações em um caderno", disse. 

Segundo Nilson, Maíto nasceu há vinte anos e o maior desafio foi estruturar uma história com um número de páginas bem maior que um conto ou crônica. "Não fiz uma atualização da linguagem preferindo manter as formas de pensamento da época. Poderá parecer, hoje, politicamente incorreto, preferi, no entanto, respeitar a História".

Nilson Lattari destaca que o romance Maíto foi uma espécie de laboratório, o primeiro trabalho no sentido de elaboração de um projeto. “O aprendizado que Maíto proporcionou foi enorme: como fazer as primeiras anotações, como encadear os acontecimentos; o personagem foi o grande auxiliar nessa trajetória”, disse.

O personagem, que da nome a obra, vive os anos de mudança de 1964 até 1994, no Rio de Janeiro, acompanhando as mudanças da cidade e dos costumes até um autoexílio em Minas Gerais. Maíto é um apaixonado pela cidade e sente que a mudança que acontece nela provoca uma imensa dor ao abandoná-la. Seu amor platônico por uma mulher significa o quanto a própria paixão que a cidade do Rio de Janeiro agita sua alma. Ao mesmo tempo próxima e distante, a mulher inalcançável significa o que a cidade representa para si, também tão próxima e tão distante.

“O relacionamento do ser humano com o seu lugar de origem é contundente. Podemos viver em outros lugares, podemos trocar todas as experiências com outros, mas, na lembrança de todos nós estará sempre o lugar onde nascemos e começamos a construir nossa história e nossos sonhos. E, como todos, alguém que vê e vive a História, não tem o poder de modificá-la, fazendo de uma pequena atitude um efeito para diante, como a avalanche de histórias de cada um que conta a grande História de todos nós”, conclui o escritor.

escritor nilson lattari
Nilson Lattari (divulgação)

SOBRE O AUTOR 

Colunista do O Folha de Minas, Nilson Lattari é carioca e atualmente morando em Juiz de Fora (MG). Escritor e blogueiro no site www.nilsonlattari.com.br, vencedor duas vezes do Prêmio UFF de Literatura (2011 e 2014) e Prêmio Darcy Ribeiro (Ribeirão Preto 2014). Finalista em livro de contos no Prêmio SESC de Literatura 2013 e em romance no Prêmio Rio de Literatura 2016. Menções honrosas em crônicas, contos e poesias. 

COMO ADQUIRIR

O romance Maíto, de Nilson Lattari, tem 249 páginas e pode ser adquirido na loja da Amazon, em formato digital.
Clique aqui: www.amazon.com.br

Comentários