Cultura e Entretenimento

Largo de São Francisco, em Ouro Preto, se transforma em palco para o espetáculo “A História do Amor de Romeu e Julieta”, de Ariano Suassuna

Peça musical dirigida pelo artista plástico Joelson Gomes será apresentada ao ar livre no centro da cidade no sábado, 27 de julho

Em 1992, os moradores de Ouro Preto presenciaram um momento único do teatro brasileiro: no largo da igreja São Francisco de Assis, o grupo de teatro mineiro Galpão estreou a peça Romeu & Julieta, que seria uma das mais marcantes na trajetória do grupo. Passados 27 anos, o público da cidade tem uma nova chance de ver de perto um desses instantes mágicos proporcionados pela arte: Ouro Preto recebe, no próximo sábado, 27 de julho, às 20h, o espetáculo “A História do Amor de Romeu e Julieta”, de Ariano Suassuna, encenado pelo grupo de teatro de São José dos Lopes (MG), com direção de Joelson Gomes. A peça será apresentada ao ar livre, com entrada franca, em frente ao restaurante Bené da Flauta, que promove o evento.

É uma história conhecida em quase toda Nação/ No Teatro e no Cinema, tem causado sensação/Deixando amargas lembranças no mais brutal coração. Assim são os primeiros versos do cordel escrito por Suassuna, seu primeiro texto para o teatro, que estreou no Recife em 1996. Agora, a versão do escritor e dramaturgo paraibano para o clássico de Shakespeare foi abraçada pelo artista plástico Joelson Gomes, que colocou em cena 30 moradores da vila de São José dos Lopes, distrito de Lima Duarte (MG), região de Ibitipoca.  “A versão de Suassuna é diversa daquela do italiano Matteo Bandello, que inspirou Shakespeare com sua coletânea de histórias populares, de 1554. No cordel, Romeu é um egoísta que atraiçoou a família, vista no sertão como mais importante do que o próprio indivíduo”, explica o diretor.

Joelson Gomes é recifense e chegou à vila no interior de Minas Gerais para montar um núcleo de cerâmica. Ali, percebeu a sensibilidade dos moradores para as artes. “Fui ator da primeira montagem desse texto do Suassuna, há mais de 20 anos. Rodamos todo o Brasil com ela, nos principais festivais. Quando vi essa comunidade notei que era o momento certo para realizar o sonho de fazer uma nova montagem do espetáculo”, afirma. 

Atores encenam a peça Romeu e Julieta de Ariano Suassuna
“A História do Amor de Romeu e Julieta”, de Ariano Suassuna, é encenada por pessoas da comunidade de São José dos Lopes, distrito de Lima Duarte (MG). Foto: Converso Comunicação

Na versão atual os atores são pessoas da comunidade. “Temos no elenco camponeses, homens e mulheres que trabalham na roça, com criação de animais e plantas, bordadeiras, gente da terra”, relata o diretor.  Joelson diz que muitos deles tinham alguma experiência com o teatro da igreja. Para outros, essa é a primeira vez nos palcos. “É um espetáculo sensível, que mostra a arte bruta, natural. Por exemplo, quando a Julieta morre, quem canta para ela é um camponês que canta para os mortos em São José dos Lopes, como se fosse verdade”, diz. 

Todo o processo de preparação para a peça se transformou em um documentário sobre o ator e camponês Julio de Paula Santos, que interpreta o Duque de Capuleto. O filme está em fase de finalização. 

A peça tem duração de 50 minutos e contou com preparação de atores feita pelo ator Dudu Arbex. O figurino ficou à cargo Letícia Nogueira. Já o cenário é de autoria do próprio Joelson. 

 

SERVIÇO - Teatro

“A História do Amor de Romeu e Julieta”
Dia 27 de julho (sábado), às 20h
No Largo de São Francisco de Assis, s/n, Ouro Preto
Texto: Ariano Suassuna
Direção: Joelson Gomes
Promoção: Restaurante Bené da Flauta
Entrada franca

Comentários


  • 29-07-2019 08:33:15 Maria inez f. Oliveira

    Brilhante apresentação , o grupo de São José dos Lopes artistas e coadjuvantes deram o recado, perfeito . Cantaram e representaram com carinho , desenvolvimento perfeito de uma peça linda que jamais será esquecida .