Cultura e Entretenimento

Nostalgia da luz

O Memorial da Resistência, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, no dia 15/6, às 14h, realizará mais uma edição do Sábado Resistente, projeto em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política. Será exibido o filme "Nostalgia da luz" do diretor chileno Patrício Guzmán e seguido de interessante debate com as psicanalistas Maria Aparecida Kfouri Aidar e Cecilia Galli, com mediação da também psicanalista Maria Auxiliadora Arantes.

O belo filme de Guzman mostra que no deserto de Atacama, no Chile, a três mil metros de altitude, astrônomos, com equipamentos modernos, tiram proveito da transparência do céu para explorar galáxias em busca de vida extraterrestre. Paralelamente, aproveitando a secura do solo, um grupo de mulheres procura os corpos de seus parentes desaparecidos durante o período da ditadura militar comandada pelo general Pinochet. Como explicar que o trabalho de uma mulher que busca com as próprias mãos no deserto é parecido com o trabalho de um astrônomo? Como estabelecer a relação entre a ansiedade pela busca dos astros com o desespero na busca de um ente querido desaparecido?

Patricio Guzmán, diretor de cinema chileno que se especializou em filmes sobre o período governado por Salvador Allende, foi eleito um dos melhores documentaristas do mundo. Seus filmes "A batalha do Chile", "Salvador Allende", "O Botão de Pérola", entre outros, receberam vários prêmios. O filme que será projetado, com debate a seguir,  "Nostalgia da Luz" foi incluído no 12º lugar na lista dos melhores documentários de todos os tempos, organizada pela revista britânica Sight and Sound.

Maria Aparecida Kfouri Aidar integra o Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e é professora e supervisora do curso de Psicanálise; e Cecilia Galli é socióloga e psicanalista do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Viveu na Argentina entre 1974 e 1980 onde realizou pesquisa sobre efeitos da ditadura militar na vida cotidiana.

O Memorial da Resistência de São Paulo fica localizado no Largo General Osório, 66 – Luz - Auditório Vitae – 5º andar. Entrada Gratuita

Comentários