Cultura e Entretenimento

Projeto Ecofolia no Parque Estadual Mata do Limoeiro está com inscrições abertas

Nesta edição, os estudantes trabalharão com o tema \"Água e Comunidades\". Interessados podem se inscrever até o dia 25 de janeiro

Grupo de voluntários que atua no Ecofolia forma uma rede atuante em outros eventos ao longo do ano . (Divulgação: IEF)
Grupo de voluntários que atua no Ecofolia forma uma rede atuante em outros eventos ao longo do ano . (Divulgação: IEF)

 

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão gestor do Parque Estadual Mata do Limoeiro, está com inscrições abertas para estudantes interessados em participar do Projeto Ecofolia. As inscrições vão até o dia 25 de janeiro (sexta-feira). Os interessados em participar do projeto como voluntários deverão fazer a solicitação do formulário de inscrição pelo e-mail parquemata.limoeiro@meioambiente.mg.gov.br.
 
Em sua 6ª edição, o projeto conta com a participação de 30 estudantes universitários, previamente inscritos, para a realização de ações na sede do parque e em comunidades do entorno no período de carnaval, tendo como público alvo turistas e moradores locais.
 
O principal objetivo é envolver o público com o parque, possibilitando o fortalecimento deste contato. Nesta edição, os estudantes trabalharão com o tema: Água e Comunidades.
 
Serão desenvolvidas as seguintes ações: palestras; oficinas de reciclagem e artesanato; roda de conversa; caminhada noturna; oficina de produção de máscaras com material reciclado; trilha dos sentidos; plantio de mudas; homenagens a moradores locais envolvidos com a proteção do parque; atividade de conscientização e educação ambiental na Cachoeira da Boa Vista; dinâmicas envolvendo as comunidades e visitantes; e uma trilha noturna.
 
O gerente do parque, Alex Amaral, acredita que a realização de ações de Educação Ambiental como estas são uma forma responsável de formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais. “O projeto vem crescendo a cada ano e envolvendo cada vez mais participantes, com isso, podemos aprimorar ainda mais nossa luta pela conservação e preservação dos recursos naturais e da sustentabilidade”, frisa.
 
Amaral também acredita que as ações da 6ª edição do Projeto Ecofolia serão uma oportunidade de aproximar ainda mais o Parque das comunidades do entorno, promovendo o fortalecimento das relações em benefício da inclusão e, com isso, proporcionar um espaço para todos e em prol da proteção da biodiversidade.
 
“A presença dos estudantes durante os dias do feriado de carnaval contribui para a formação de um grupo diversificado, de várias instituições de ensino de todo país e isso favorece a divulgação do Parque, além de criar uma corrente de voluntariado nos outros projetos realizados pelo parque durante todo o ano, proporcionando também aos participantes a oportunidade de contato com uma área natural”, destaca o gerente.
 
O projeto tem o apoio de diversas entidades, moradores do entorno, autoridades governamentais, de segurança, de ensino de nível superior, pesquisadores, grupos de comunicação, entidades comerciais e empresariais e atores de diversos segmentos sociais. Os apoiadores fornecerão alimentação e estadia a todos os voluntários durante os cinco dias de realização do projeto.
 
O Parque Estadual Mata do Limoeiro está localizado na Serra do Espinhaço, a cerca de sete quilômetros do Parque Nacional da Serra do Cipó. Sua área está localizada no distrito de Ipoema, no município de Itabira.
 
 
Reconhecimento nacional
 
O Projeto Ecofolia já foi reconhecido por diversos parceiros e instituições como um importante projeto executado no período do carnaval. Alguns destaques:
 
• Vencedor do Prêmio Hugo Werneck em 2016, na categoria “Melhor Projeto em Educação Ambiental;
• Publicação na Revista do Instituto Ipê da Amazônia como uma das 100 melhores Boas Práticas em Unidades de Conservação do Brasil;
• Publicação de cinco artigos científicos nos seguintes eventos científicos, que possibilitam levar o nome do Parque ao meio acadêmico e científico: II Simpósio Interdisciplinar de Ciência Ambiental /USP; 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental/ RJ; VI Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social/BH; IV Congresso Nacional de Educação Ambiental /PB; VI Encontro Nordestino de Biogeografia /PA;
​• Apresentação do projeto no I Fórum Internacional de Gestão em Unidade de Conservação, em Brasília/DF;
• Indicação ao Prêmio Hugo Werneck em 2014 na categoria “Melhor Projeto em Mobilização Social.

Comentários