Esportes
Sorteio define caminho dos brasileiros na Libertadores
Confira os confrontos de Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, Cruzeiro, São Paulo, Atlético-MG e Athletico Paranaense na competição
O caminho da principal competição da América do Sul está escrito. Nesta segunda-feira, a Conmebol realizou, em sua sede, realizada em Luque, no Paraguai, os sorteios da fase de grupos e dos confrontos da parte prévia da Taça Libertadores de 2019.
Antes da realização do sorteio, Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, reforçou o pedido pela paz nos estádios pelo continente, já que a final de 2018 ficou marcada por algumas cenas de violência. Além disso, o mandatório anunciou o novo valor da premiação ao campeão do torneio: 12 milhões de dólares (cerca de R$ 47 milhões) e que cada clube receberá 1 milhão de dólares (R$ 3,9 milhões) por partida que fizer no torneio.
O Atlético-MG já está com o caminho traçado para a fase de grupos, caso se classifique nas duas fase preliminares da competição. O Galo pode ser o último representante do Grupo E, ao lado de Nacional-URU, Cerro Porteño-PAR e Zamora-VEN.
Além disso, os outros clubes brasileiros na Libertadores conhecem seus confrontos: o Cruzeiro está no Grupo B, ao lado de Emelec-EQU, Huracán-ARG, e Deportivo Lara-VEN; o Flamengo está no Grupo D, com Peñarol, LDU e um representante da Bolívia que ainda será conhecido.
Atual campeão brasileiro, o Palmeiras ficou no Grupo F, junto de San Lorenzo-ARG, Junior Barranquilla-COL, vice-campeão da Copa Sul-Americana, e algum clube que vem da fase preliminar, podendo ser Melgar-PER, Universidad de Chile, Caracas-VEN ou Delfín-VEN/Nacional-PAR).
O Flamengo, além dos naturais adversários Peñarol-URU, LDU-EQU e Bolívia 2, terá a altitude como um inimigo nesta fase de grupos, já que a Liga de Quito manda seus jogos no Estádio Rodrigo Paz Delgado, 2.850 metros acima do nível do mar. Neste ano, a equipe equatoriana eliminou o Vasco na Copa Sul-Americana.
O Athletico Paranaense, atual campeão da Copa Sul-Americana, também terá que enfrentar a altitude, já que o Jorge Wilstermann, da Bolívia, manda seus jogos no Estádio Félix Capriles, que está a 2.574 metros de altitude. Além disso, o Boca Juniors, da Argentina, e o Deportes Tolima, da Colômbia, completam a chave do Furacão.
Antes da fase de grupos, há um estágio prévio na Libertadores, que é composto por três fases. Atlético-MG e São Paulo, que entram na segunda fase, são os brasileiros envolvidos nessa parte e vão enfrentar, respectivamente, Danubio (URU) e Talleres (ARG).
Os jogos da primeira fase da competição, que serão disputados entre clubes da Venezuela, Paraguai, Uruguai, Peru e Bolívia, começará no dia 22 de janeiro. O término da competição está previsto para novembro, com a final sendo disputada em Santiago, no Chile, em formato de confronto único.
Os quatro times classificados pela fase prévia encontrarão os outros, que estão diretamente classificados para os grupos da competição. Por conta do sorteio, é possível ter um confronto entre São Paulo e Internacionalno Grupo A: se o clube tricolor avançar pelo Talleres e, posteriormente, por Palestino ou Independiente Medellín, estará ao lado dos colorados e do River Plate, atual campeão da competição.
Campeão em 2017, o Grêmio foi sorteado no Grupo H, ao lado de Universidad Católica, do Chile, e Rosario Central, que venceu a Copa Argentina neste ano. Além disso, o grupo dos comandados de Renato Gaúcho será completado por um clube que vem da fase preliminar: Deportivo La Guaira/Real Garcilaso, Atlético Nacional-COL, Libertad-PAR ou Bolivia 3.
Jogos da primeira fase preliminar:
E1 - Delfín (VEN) x Nacional (PAR)
E2 - La Guaira (VEN) x Real Garcilaso (PER)
E3 - Bolivia 4 x Defensor Sporting (URU)
Jogos da segunda fase preliminar:
C1 - Danubio (URU) x Atlético-MG
C2 - Melgar (PER) x Universidad de Chile (CHI)
C3 - Bolivia 3 x Libertad (PAR)
C4 - Palestino (CHI) x Independiente Medellín (COL)
C5 - Talleres (ARG) x São Paulo
C6 - E2 (La Guaira/Garcilaso) x Atlético Nacional (COL)
C7 - E1 (Delfin/Nacional-PAR) x Caracas (VEN)
C8 - E3 (Bolivia 4/Def.Sporting) x Barcelona (EQU)
Jogos da terceira fase preliminar:
G1 - Vencedor C1 x Vencedor C8
G2 - Vencedor C2 x Vencedor C7
G3 - Vencedor C3 x Vencedor C6
G4 - Vencedor C4 x Vencedor C5
Na terceira fase, o vencedor de São Paulo x Talleres enfrentará o classificado do duelo entre Palestino-CHI e Independiente Medellín. O Atlético-MG, por sua vez, enfrentará, se passar do Danubio, na terceira fase da preliminar da Libertadores o vencedor de Bolivia 4/Defensor Sporting x Barcelona-EQU. Os clubes que decidem seus respectivos confrontos em casa serão decididos pelo atual ranking da Conmebol.
Grupos da Libertadores:
GRUPO A: River Plate, Internacional, Alianza Lima e G4 (Talleres, São Paulo, Palestino, Ind.Medellín)
GRUPO B: Cruzeiro, Emelec, Huracán e Deportivo Lara
GRUPO C: Olimpia, Sporting Cristal, Godoy Cruz e Universidad Concepción
GRUPO D: Peñarol, Flamengo, LDU e Bolivia 2
Grupo E: Nacional (URU), Cerro Porteño, Zamora e G1 (Danubio, Atlético-MG, Defensor ou Barcelona)
Grupo F: Palmeiras, San Lorenzo, Junior Barranquilla e G2 (Melgar, Universidad de Chile, Caracas, Delfin/Nacional-PAR)
Grupo G: Boca Juniors-ARG, Athletico Paranaense, Jorge Wilstermann-BOL e Tolima-COL
Grupo H: Grêmio, Universidad Católica, Rosario Central e G3 (La Guaira/Real Garcilaso, Atletico Nacional, Libertad ou Bolivia 3)
Comentários