No verão e em dias ensolarados, é comum ver pessoas praticando exercícios ao ar livre, curtir férias, churrasco com amigos etc. O que muitas não sabem é que nesses dias a perda de água no corpo é maior, levando à desidratação. Veja seis dicas para evitar esse transtorno e manter toda a família hidratada:
1) Nas refeições, inclua nutrientes que estimulem a hidratação
Além da água, os eletrólitos e os carboidratos são fundamentais na hidratação, pois auxiliam o corpo a absorver qualquer líquido. Eletrólitos como sódio, cloreto, potássio, magnésio e cálcio são imprescindíveis para nervos e músculos saudáveis e, além disso, podem ser perdidos na transpiração.
2) Não se esqueça dos alimentos
Os alimentos (não apenas bebidas) podem responder por até 20% da ingestão diária de líquidos e ajudam no estado de hidratação. No verão, diversos alimentos ricos em água, carboidratos e eletrólitos estão disponíveis, como melão, tomate e morango. Além disso, uma outra opção é fazer sucos misturando frutas e vegetais frescos, como pepino, limão, laranja e hortelã e que, além de refrescar e ser saudável, garantem a hidratação.
3) Verifique o banheiro
A cor da urina é um importantíssimo indicador de hidratação. “Se estiver amarela clara, provavelmente a pessoa está bem hidratada. Entretanto, urina de coloração amarela escura, como suco de maçã, geralmente indica desidratação e necessidade de reidratação imediata”, revelou a nutricionista Patrícia Ruffo.
4) Lembre-se de ingerir líquidos antes, durante e após as atividades físicas
A transpiração é um dos fatores para a desidratação durante a prática esportiva. Em temperaturas elevadas, o suor evapora rapidamente da pele e, por isso, é sempre bom manter uma garrafinha de água ao lado.
5) Beba líquidos à noite se for se exercitar pela manhã
A nutricionista reforça que é importante acordar hidratado se atividades físicas sejam praticadas logo pela manhã. “Se você ou seus filhos tiverem alguma atividade programada para o período da manhã, é bom se hidratar à noite. O ideal é ingerir bastante água duas horas antes de ir para cama e após acordar. A razão para isso é que, após oito horas na cama sem beber nada, é fácil acordar desidratado”, disse.
6) Escolha água (e não refrigerante) nos voos
Com a baixa umidade do ar sentidas durante o voo de avião, a tendência do corpo a ficar desidratado é alta. Patrícia, então, diz que o recomendado é colocar uma garrafa de água vazia na bagagem de mão e, após passar pela segurança, enchê-la nos bebedouros. As bebidas que contêm açúcar não são recomendadas porque podem interferir na capacidade do corpo em absorver água
Comentários