Saúde

Obesidade infantil: 5 dicas para controlar o peso das crianças

No dia 11 de outubro comemora-se o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. No Brasil, uma em cada três crianças de 5 a 9 anos está acima do peso. A combinação de videogame, falta de atividade física e má alimentação está formando uma geração obesa que será afetada por doenças antes conhecidas apenas na vida adulta. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2025 o número de crianças com sobrepeso e obesidade pode chegar a 75 milhões.

Considerada uma epidemia, a obesidade altera totalmente o funcionamento do corpo. Vemos crianças e adolescentes com problemas como hipertensão, colesterol alterado, diabetes tipo 2, depressão, ansiedade, estresse, síndrome do pânico, enxaqueca e dores de cabeça, miopia transitória, problemas cardiovasculares e, até mesmo, o desenvolvimento do câncer.

A OMS alerta que, muitas vezes, os próprios pais são os culpados, já que é mais fácil e prático optar por alimentos prontos ou fast food. Pensando nisso, listamos cinco dicas que podem ajudar as famílias a lutarem juntas por hábitos saudáveis nas vidas dos pequenos:

1) Dê o exemplo: o exemplo vale mais que 1000 palavras. A primeira coisa que os pais devem fazer é dar o exemplo, começando a mudar seus próprios hábitos alimentares e também esportivos.

2) Estimule a experiência de novos sabores: proporcionar o desenvolvimento do paladar por alimentos saudáveis. Variar os alimentos é essencial para que o organismo da criança tenha vontade de comer melhor. A insistência é uma importante aliada - nem sempre a primeira vez que se experimenta é suficiente, explique para a criança que é preciso comer algumas vezes antes de decidir que realmente não gosta daquele tipo de alimento.

3) Controle a alimentação desde pequeno: alimento e afeto são coisas diferentes. Embora haja uma conexão profunda entre comer e amar, não pode-se considerar as duas coisas como sinônimos. O amor que ensina a se alimentar bem também ensina a lidar com a frustração de não comer até não aguentar mais, mesmo que esteja delicioso. É importante controlar a alimentação da criança enquanto pequena, para que ela aprenda a se controlar sozinha quando for adulta. Dessa forma, os pais também estarão ensinando seus filhos a lidarem com a ansiedade.

4) Estimule seu filho a fazer atividades físicas: é possível que esse tema seja chato para muitos pais que não gostam de praticar esporte, mas isso não tira a responsabilidade deles em introduzir atividades físicas na vida dos filhos. Não precisa ser nada muito sofisticado como uma aula de ballet ou futebol. Caminhar, jogar bola, andar a pé - atividades do dia a dia - já fazem diferença.

5) Aprenda a dizer 'não' a um desejo do seu filho: ao negar alguma coisa é importante não voltar atrás na decisão para não enfraquecer sua autoridade e criar atritos na relação com o seu filho. Muitas vezes, os pais se tornam permissivos na tentativa de evitar que os filhos não passem por situações vividas por eles no passado. Um sentimento de culpa comum é o fato de os pais trabalharem fora, o que deixa uma sensação de 'abandono diário' - tal fato pode gerar uma ideia equivocada de ter que compensar a ausência com muitos 'sims'.

Comentários