Esportes

Cruzeiro garante anúncio de treinador e primeiro reforço para esta semana

Diretor de futebol do clube explica qual é o perfil procurado pelo clube para o novo técnico e diz que novidades ocorrerão na próxima semana

Thiago Scuro, diretor de futebol, disse que haverá novidades na semana (Foto: Rafael Araújo/GloboEsporte.com)
Thiago Scuro, diretor de futebol, disse que haverá novidades na semana (Foto: Rafael Araújo/GloboEsporte.com)

O Cruzeiro vai anunciar o nome do novo treinador e dos primeiros reforços para a temporada 2016 esta semana. Quem garante é o diretor de futebol, Thiago Scuro, que esteve na Itália, onde conversou com representantes de jogadores e com o técnico Clarence Seedorf, que estava no Milan. Sobre o treinador, Scuro não quis adiantar nenhum nome. O dirigente apenas afirmou que o novo profissional terá que se encaixar num determinado perfil exigido pelo clube. Além do holandês, o Cruzeiro já conversou com os argentinos Marcelo Bielsa e Jorge Sampaolli e estuda também o nome do auxiliar Deivid, que pode ser efetivado. Um treinador do futebol brasileiro também não está descartado.

- Essa análise precisa ficar interna, pelos profissionais que toparam conhecer o Cruzeiro. A decisão vai passar pelo projeto, vai passar pela sinergia maior com o Cruzeiro. Não podemos jogar fora tudo que fizemos até agora. A instituição vai se fortalecer. O treinador é porta voz do sistema, mas ele é um só componente. A exigência atual passa por um novo perfil e é isso que o Cruzeiro busca. O treinador é só uma peça nessa estrutura.

De acordo com Scuro, nenhuma proposta oficial foi realizada para nenhum postulante ao cargo. Entretanto, a definição do novo treinador do Cruzeiro será tomada ainda nesta semana.

- Nenhuma proposta foi feita a nenhum profissional, vamos sentar no meio da semana. Essa decisão não pertence ao diretor de futebol, meu papel é reunir informações, ver o perfil de cada profissional, para saber o que o Cruzeiro vai construir.

Scuro explica um pouco do perfil que o Cruzeiro busca. O novo treinador deve ser estudioso do futebol e estar antenado com os vários campos de conhecimento e metodologias de treinamento que envolvem o esporte. Além disso, ele deve ter características pessoais que caminhem ao encontro do que o clube quer.

- O perfil que buscamos é o de um profissional apto a relacionar fisiologia, métodos atuais de treinamento, análise de desempenho e que seja capaz de dialogar com todos. Precisamos de um líder que gerencie todas as áreas que estão em volta dos atletas. Muito mais que um rótulo ou um grande nome, o Cruzeiro busca um profissional que tenha conhecimento e que seja capaz de liderar esse projeto.

Quanto aos primeiros reforços para a próxima temporada, o diretor de futebol prefere a cautela e o sigilo nos nomes. A explicação é simples. O Cruzeiro não quer que as informações vazem, e os negócios sejam atrapalhados por outros clubes.

- Sobre especulações em torno de jogadores, não falamos publicamente, por causa da necessidade. Não temos pressa, mas agilidade. É um processo amadurecido, já estávamos trabalhando há 10 dias, já nos precavendo com a saída do Mano Menezes. O torcedor pode esperar essa semana uma definição sobre treinador, comissão técnica e qual modelo o Cruzeiro vai trabalhar.

Comentários