Política

Damon garante que vai cumprir promessas de campanha em um segundo mandato

De acordo com um de seus assessores, o prefeito se reuniu com todos os secretários para discutir as estratégias de reeleição

O prefeito de Itabira, Damon Lázaro de Sena (PV), fez uma das mais belas campanhas de 2012 e auxiliado por seus marqueteiros elaborou um dos melhores programas de governo já vistos, apresentado a população através dos programas eleitorais gratuitos no rádio e televisão. De posse de pesquisas que indicavam o que mais afligia a população, seus marqueteiros elaboraram o programa de governo e montaram os discursos de Damon e do vice, Reginaldo Calixto (PMDB).

x

Acompanhados por um especialista em marketing, Damon e Reginaldo Calixto passavam horas trancados em uma sala ensaiando as falas para os programas de rádio e televisão. Eram momentos tensos, pois Damon tinha muita dificuldade para decorar os textos e se posicionar diante das câmeras. O marqueteiro não deixava nada passar despercebido e todos os detalhes eram tratados com muito cuidado. A mensagem para o eleitor devia chegar perfeita. Damon era orientado da maneira que devia se posicionar diante das câmeras e para cada momento do texto havia um gesto a ser feito por ele. Até a maneira que deveria olhar para a câmera, os olhos do eleitor, era cobrada pelo marqueteiro. Damon tinha que passar a imagem de pessoa humilde, honesta, mas de pulso firme.

Já o vice Reginaldo Calixto dava menos trabalho, tinha mais facilidade para decorar os textos e se posicionava melhor diante das câmeras, mas ainda assim não deixava de ser cobrado nos mínimos detalhes pelo marqueteiro que era muito exigente. As gravações eram repetidas dezenas de vezes até que tudo ficasse impecável. Tinha dias em que o prefeito Damon se irritava com tantos detalhes, mas prevaleceu o profissionalismo e a seriedade do marqueteiro, acostumado a produzir o chamado "candidato de laboratório". Tanto trabalho resultou na mais expressiva votação já registrada em Itabira quando mais de 70% dos itabiranos apostaram em Damon.

As promessas de campanha, que eram elaboradas à partir de pesquisas feitas periodicamente em toda cidade para saber o que o eleitor queria do próximo prefeito, resultaram em um dos melhores programas de governo. Além disso o marqueteiro também conseguiu transformar Damon e Reginaldo Calixto em verdadeiros atores diante das câmeras.

O resultado para eleger o prefeito foi excelente, mas como as promessas de campanha tinham como objetivo apenas vencer as eleições, Damon enfrenta hoje grandes dificuldades já que ele se preparou muito para apresentar aos eleitores o projeto construído por seus marqueteiros, mas não se preparou para administrar a cidade.

Na época da campanha o que o itabirano mais queria, de acordo com as pesquisas, era uma saúde de qualidade, com médicos, enfermeiros e auxiliares em todos os postos para diminuir a fila de espera. Outro desejo do cidadão era ter um local para consultar durante a noite sem ter que enfrentar as longas filas no pronto-socorro. O cidadão reclamava ainda da demora na marcação de consultas e exames. Com base nessas informações, o grupo de Damon decidiu  colocar no programa de governo as UPA's 24horas. Damon queria que fossem prometidas quatro UPA's 24horas, mas o marqueteiro temia as críticas dos adversários e decidiram por duas UPA's, sendo uma no Gabiroba e outra na região do João XXIII, funcionado 24horas por dia, com médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e ambulância.

Também neste dia várias outras propostas menores foram inseridas no projeto de governo que tratava da saúde. Ali estava montada uma das melhores propostas para vencer as eleições, mas o próprio Damon não acreditava na viabilidade delas e chegou a comentar que se conseguisse ampliar os PSF's e melhorar o atendimento já estaria de bom tamanho. Nisso o prefeito Damon estava correto, pois já se passaram praticamente três anos de seu governo e ele não conseguiu nem mesmo manter a saúde funcionando nos moldes que funcionou no governo anterior. As reclamações dos usuários do sistema de saúde aumentaram em mais de 80% no governo Damon. A exemplo disso, no bairro Gabiroba o atendimento está sendo feito em um barracão alugado e um dos PSF's foi desativado. De acordo com os moradores, lá a saúde funciona precariamente.

Mesmo não tendo cumprido nenhuma promessa de campanha, o prefeito Damon ainda aposta em sua reeleição e de acordo com um assessor próximo do prefeito, há poucos dias Damon fez uma reunião com todos os secretários para tratar da próxima disputa. Damon quer de todas as formas vencer as próximas eleições e para isso ele aposta nas mesmas propostas feitas na campanha passada. Damon vai tentar justificar para o povo que quatro anos é muito pouco para colocar em funcionamento um projeto de tamanha grandeza que vai resolver de vez a situação da saúde em Itabira. Ele pretende ainda se valer da crise econômica que enfrenta o país. Damon acredita que pode convencer o cidadão de que a crise econômica vai passar e que em seu segundo mandato ele terá condições de cumprir todas as suas promessas de campanha feitas em 2012 e que foram inviabilizadas devido a crise. Damon também quer convencer o cidadão itabirano que esses quatro anos serviram muito como aprendizado, que hoje ele está maduro, com mais experiência política e administrativa e que também em um segundo mandato terá condições de montar o governo técnico conforme prometeu, isto porque o compromisso com alguns deste grupo termina no próximo ano.

Veja as promessas de Dr. Damon feitas para saúde durante a campanha.

Comentários


  • 14-08-2015 10:53:00 Iara

    Matheus pelo que eu entendi essas promessas foram feitas na campanha passada e ele está renovando elas para seu próximo mandato

  • 14-08-2015 10:50:00 Matheus Henrique

    Essas propostas de Damon foram feitas na campanha passada ou já são da próxima campanha?

  • 13-08-2015 09:42:00 Rafael Novaes

    Falando em campanha as eleições são no próximo ano e até hoje não sabemos quem são os candidatos. O único que esta ai doido pra segurar a boquinha é o Sr. Damon. Será que não vai ter ninguém pra disputar com ele? Esses outros que estão falando ai é tudo arrumação. Estamos precisando de uma mídia mais atuante pra gente tomar conhecimento destas coisas ou será que isso não interessa a nós cidadãos

  • 12-08-2015 23:14:00 Marina de Jesus Leite

    E bota irresponsabilidade nisso Camila...O problema maior é que quando é questionado nunca sabe de nada.Mas isso é que dá votar num prefeito com uma coligação tão grande de partidos.Como diz o ditado, panela em que muitos põe a mão o tempero não fica bom.

  • 12-08-2015 09:35:00 Geraldo Luiz

    O problema em Itabira é que muita gente troca o voto por qualquer coisa. Estão insatisfeitos até a hora que recebem alguma coisa em troca, sou funcionário publico e sei o que estou falando. Eu mesmo votei neste Damon mais o que eu queria era um governo serio feito pro povo, o que o Damon esta acreditando é que com a maquina na mão vai atropelar todo mundo. Pensar que vai se reeleger por que fez um bom governo, tenho certeza que ele não pensa mais ele já viu reeleições no passado com o uso da maquina. Se esta ruim para os outros imagina para nos, cada fim de mês é uma apreensão tamanha, estamos sempre esperando ser surpreendidos com a falta de pagamento. O funcionário publico esta pagando caro com a eleição de Damon. Hoje ou amanha vamos ficar sem salário e ai o que vai comer nossa família ? ? queda de orçamento não é, se fosse apenas isso ainda estava bom, o pior é que o Damon não tem planejamento, gasta sem responsabilidade

  • 12-08-2015 09:27:00 Elaine de Sá

    Estão vendo isso???? Todo mundo precisava saber como é feito as campanhas, eu pensava que era verdade mais agora vejo é tudo mentira. E agora, com acreditar nesses pilantras????

  • 12-08-2015 09:24:00 Maria do Carmo

    Moro aqui na pedreira e estou fazendo um tratamento, então sei o quanto está difícil o meu medo é que parece que o povo não ta nem ai. Tem muita gente que tem dinheiro e não passa o que nós passamos, ai vem o perigo do Damon conseguir mesmo se reeleger, os ricos não estão preocupados com esse negócio, eles podem pagar médicos, mas a gente é quem pena

  • 12-08-2015 09:20:00 Camila Silva

    Bruno Gomes além da decepção com a administração ainda tomamos conhecimento de que a campanha de Damon foi uma baita enganação, pergunta o que nós queremos para depois dizer o que vai fazer, sem saber se o dinheiro dá pra fazer ou não. Itabira precisa tomar vergonha na cara e passar a pensar mais na hora de votar. Esse Damon vai ser a maior decepção do século, ele criticou tanto os governos passados para agora fazer o que está fazendo. A gente percebe que ele é um tremendo irresponsável, não ta nem ai pras coisas. É brincadeira!

  • 12-08-2015 09:16:00 Maria de Fátima

    O Damon parece mesmo um candidato fabricado, usado por espertalhões que queriam tirar proveito do baita orçamento do nosso município, é lamentável saber que essas propostas são todas forjadas sem nenhum estudo prévio para saber se pode cumprir ou não. Dr. Damon eu moro aqui no Gabiroba e estou sofrendo as consequências desta irresponsabilidade. O senhor sabe bem como está o nosso PSF aqui, lotado, funcionando em uma casinha que não tem nenhuma estrutura para funcionar, sofrem os funcionários e sofrem os pacientes. Eu estou há quase dois anos pelejando com um tratamento em Belo Horizonte e chega a dar vontade de desistir, ninguém esta nem ai com a gente. Damon aproveite este ano e meio, faça o que você quer fazer pra você e deixe entrar outro no próximo ano que queira fazer para nós, que somos quem paga os impostos e que precisamos do serviço público.

  • 12-08-2015 08:49:00 Bruno Gomes

    Este é o Pior governo da história de Itabira. Esse prefeito só pode achar que o povo é idiota, como votar em um candidato que só quer enriquecer às custas do povo, enquanto o povo se ferra. Há várias denúncias contra ele, vários contratos superfaturados, carros alugados a preços de ouro para a prefeitura e muito mais desvios!