Política

Deputado estadual Leo Portela diz que vai destituir diretório do PR na cidade e manda vereadores do partido procurarem outra sigla

Decisão foi tomada após reunião com o prefeito Damon onde ficou definido a entrada do PR na base do atual governo

O deputado estadual Léo Portela (PR) esteve em Itabira no último dia 07, acompanhado de seu pai e também deputado federal Lincoln Portela (PR). Durante a visita os deputados foram recebidos por lideranças evangélicas no templo da Igreja Batista Central onde agradeceram o apoio e a expressiva votação que receberam no município. A informação do encontro foi postada na página do deputado Léo Portela no facebook.

Ainda na postagem o deputado Léo Portela disse que aproveitou a vinda à cidade para discutir com o prefeito Damon Lázaro de Sena (PV) a entrada definitiva de seu partido para compor a base do governo Damon. "Na oportunidade, também nos reunimos com o Prefeito Dr. Damon, com o Secretário de Governo, Dr. Gomes, e com o Vereador Sueliton, para alinhar o posicionamento político do Partido da República na composição do primeiro escalão da Prefeitura.", postou o deputado em sua página.

Reprodução do Facebook do deputado Léo Portela
Reprodução do Facebook do deputado Léo Portela

 

A reunião referida pelo deputado aconteceu a portas fechadas. Ao sair da reunião Damon foi questionado sobre o assunto tratado no encontro, mas preferiu não revelar dizendo ao repórter apenas que algumas mudanças seriam feitas na composição do governo mas sem revelar quais seriam. Entretanto, o chefe do executivo deu a entender que as mudanças prestes a ocorrer seriam para atender os deputados Leo Portela e Lincoln Portela. “Na verdade, algumas mudanças estão para acontecer. Eu acho que quem pode manda e quem tem juízo obedece. Então, algumas mudanças estão para acontecer.", se limitou o prefeito dizendo ainda que a reunião era sigilosa. No entanto, há informações de que para receber o PR no primeiro escalão, Damon deverá exonerar secretários do PSB e até mesmo o PMDB deve perder espaço no governo.

O internauta Ageu Ebert comentou a postagem do deputado sobre o encontro com o prefeito e questionou a postura do político que busca cargos dentro da administração municipal: "Léo Portela, curioso o que você esta revelando. Ao invés de estar se colocando à disposição para ajudar Itabira, como prova de gratidão pelos 2.500 votos que recebeu da cidade, você diz que reuniu com o Prefeito para buscar cargos no primeiro escalão para o PR? É isto mesmo Léo? Lamentável ver a que ponto chegamos!! Será que seus eleitores esperavam um deputado que trabalhasse por recursos para a cidade ou você acredita mesmo que as pessoas que votaram em você estavam preocupadas em garantir cargos para o seu partido no Governo Damon?", disse o internauta que ao final afirmou não ter votado no deputado.

Os questionamentos feitos pelo internauta causaram revolta no deputado que respondeu a postagem em tom de "briga" deixando escapar novas revelações. Como resposta  o deputado afirmou ter conversado com os vereadores do partido, no caso Ilton Magalhães e Marcela Cristina, para informa-lhes das mudanças que deverão ocorrer na direção do partido.  Léo Portela afirma ainda que, após as mudanças, o partido irá assumir secretarias no governo Damon. Por fim, o deputado cita o ex-prefeito João Izael dizendo que o mesmo não tem influência no PR e que  os vereadores que apoiaram a candidatura de João Izael, ao invés de Léo Portela, seriam expulsos. "Ademais, o ex Prefeito João Izael não tem nenhuma influência no PR e os vereadores que o apoiaram foram convidados a procurarem outra agremiação partidária.", concluiu o deputado.

Léo Portela disse ainda que havia beneficiado Itabira com mais de R$500 mil para a saúde. Cabe ao prefeito Damon confirmar o recebimento dos recursos e onde foram investidos.

Reprodução do Facebook do deputado Léo Portela
Reprodução do Facebook do deputado Léo Portela

 

Não satisfeito com a resposta evasiva do deputado, que a todo momento fez citações afirmando não ser do conhecimento do internauta, ele rebateu a postagem do deputado: "Léo Portela, você diz que sou mal informado mas está muito enganado. Posso não ser conhecedor de todas as coisas mas garanto que sou bem mais informado do que o nobre deputado gostaria que eu fosse. Mas de qualquer forma, deixo claro que a sua opinião a meu respeito não me importa pois não sou pago com dinheiro público. Por outro lado, a minha opinião quanto ao deputado [preste atenção para não confundir a pessoa física com o detentor de mandato, eu falo do deputado], essa sim tem peso pois como pagador de impostos, e claro de parte do salário do nobre representante, tenho direito em cobrar uma postura eficiente do político." E segue: "Você tenta distorcer sua própria postagem e também deixa destilar o ódio em suas palavras nobre deputado e isso não é bom. Como homem público deve se acostumar com cobranças. Quem não quer ser cobrado tem que trabalhar por conta própria, tem que ser patrão. Sendo homem público, a figura muda de lado e o patrão é o povo, no qual me incluo. Apesar de não ter votado em você, como já afirmei, tenho todo o direito de questionar algumas ações suas enquanto deputado, afinal de contas, sou cidadão pagador de impostos.", postou o internauta.

Na mesma postagem o internauta critica a decisão do deputado em destituir o diretório do Partido da República e questiona qual seria a vantagem de tal decisão para o município: "De que me interessa enquanto cidadão saber que você vai alterar a executiva do PR no município, me diz em que isso acrescenta para a cidade? Aliás, me cheira mal isso porque quando você diz que vai destituir uma executiva e que o partido vai compor o atual governo do qual sempre foi oposição, me parece traição com aqueles correligionários que não apoiaram e não concordam com a ideologia do atual governo. O interesse de alguém certamente será atendido, mas fica a pergunta: de quem? Mais uma prova de que o interesse é apenas garantir cargos para alguns poucos sem se preocupar com o bem comum.", diz a postagem.

O internauta também criticou a fala do deputado que afirmou não ter o ex-prefeito João Izael nenhuma influência dentro do PR, o que classificou como boçalidade: "Dizer que o ex-prefeito João Izael não tem influência no PR é boçalidade. Todo itabirano que vive o dia a dia de nossa cidade sabe a força que a pessoa do ex-prefeito representa dentro da sigla. Isso é fato.", concluiu.

Para fechar a postagem, que em vários momentos critica a postura do deputado em buscar cargos na administração municipal, o internauta deu um conselho ao deputado dizendo: "Mas já que o deputado pretende pagar os votos obtidos na cidade com cargos na Prefeitura, lembro que precisa garantir 2.399 vagas, porque deputado, não basta apenas arrumar cargo para os líderes. Ou o senhor acredita que o voto do evangélico ainda é voto de cabresto?"

As palavras do internauta certamente provocaram a ira do deputado que, sem ter forças para contra-argumentar,  apagou as postagens feitas pelo cidadão e o bloqueou em sua página para que não mais pudesse comentar. No entanto o internauta antecipou ao deputado e já havia feito print screen das conversas e postado em sua página pessoal.

Comentários


  • 12-03-2015 16:49:00 Marina

    Simplesmente ridícula essa posição. O que querem fazer com o PR é uma perseguição, pelos deputados não terem apoiado os candidatos e hoje eleitos deputados. TODOS, sabemos que o PR foi forte com os votos de Ilton Margalhães, Marcela, Jose Gonçalves... Dentre outros. E PODEM TER CERTEZA, todos sairão, deste RIDÍCULO PARTIDO, foi o que virou. Perseguição, onde esta a democracia? Onde esta o direito de apoiar quem queremos? Antes de serem vereados, são cidadãos votantes. E SIM, DEVERIAM TER APOIADO JOÃO IZAEL, como apoiaram. Pois foi com ele quem construirão o PR em Itabira. Ridícula essa postura, por isso o Brasil é como é. Mas esquecem... Quem elege é o povo, e estes candidatos podem estar em qualquer partido, que receberam os mesmos votos. VERGONHA, define! E o que mais me preocupa é alguns aplaudir uma merda dessa cara. O defeito do esperto é achar que todo mundo é burro. Fora Damon!

  • 10-03-2015 08:40:00 Lúcia Maria Ferreira

    Nossa cidade esta se tornando terra de ninguém. Este deputado levou o voto de Itabira e agora quando devia ajudar a cidade quer tirar mais? Nos não somos obrigados a pagar quem trabalhou em sua campanha. Agora, o que mais me chamou a atenção e me deixou desiludida foi a fala do prefeito ?manda quem pode e obedece quem tem juízo?. Será que os mais de 70% dos votos que nos te demos Damon valem menos do que os 2.500 votos deste deputado. Damon você não esta levando a sério o cargo que tem, todo mundo manda, menos você. Agora, se colocar como submisso a esses deputados é demais. Damon sabe o que você esta dizendo? É que nós não temos prefeito. Você é capaz de imaginar a gravidade dessa sua fala? Se você não pode dar ordens na nossa cidade Damon renuncie, vai ser uma atitude de homem e mais honrada.