Política

Damon dá início à corrida em busca da reeleição

O prefeito de Itabira, Damon Lázaro de Sena (PV), vem desde o início de seu Governo mantendo na Prefeitura compadres, amigos e apadrinhados políticos, sem se preocupar com a governabilidade. Depois de anunciar no último dia 12 que era candidato a reeleição, durante uma cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a elaboração dos projetos básico e executivo para captação de água no rio Tanque, Damon decidiu aceitar mais um pedido de exoneração de um de seus maiores correligionários políticos, Edilson Lopes de Magalhães (PCdoB), que ocupava o cargo de Secretário de Governo. As últimas atitudes de Damon refletem a fragilidade de um Governo desorientado que quer a qualquer preço manter-se no Poder.

Mudança no Governo: sai Edílson Lopes, volta Ermiton Gomes (Foto: Montagem/Divulgação)
Mudança no Governo: sai Edílson Lopes, volta Ermiton Gomes (Foto: Montagem/Divulgação)

Como foi anunciada pelo prefeito, a saída de Edilson Lopes foi a pedido do próprio secretário que alegou questões pessoais. Edilson ocupou a pasta depois desta ter sido (mal) comandada por Jadir Eustáquio do Espírito Santo “Jadirão” (PV), compadre e escudeiro fiel de Damon. O período de Edilson Lopes à frente da Secretaria de Governo não pode ser considerado vitorioso. Edilson não conseguiu pacificar os ânimos dentro da própria equipe de Governo que se engalfinha publicamente e muitos secretários, embora ocupando cargos de confiança, trabalham em conflitos uns com os outros e cada um torcendo pelo “quanto pior, melhor”, desde que não seja em sua própria pasta. Mesmo reconhecendo que Edilson não teve uma boa estadia à frente da pasta, e com a sua insensibilidade política conseguiu aumentar a oposição na Câmara, como foi anunciado há poucos dias a saída de Paulo Soares (PSB) da liderança do Governo, a passagem de Edilson não pode ser considerada em tudo desastrosa, tanto que O Folha de Minas nunca questionou em nenhum momento as falhas do Governo responsabilizando o secretário Edilson Lopes. Isto porque ninguém pode ser responsabilizado pelas ações de seus antecessores e o Secretário de Governo que antecedeu Edilson Lopes, Jadirão, é seguramente um dos mais incompetentes que Damon poderia ter escolhido para compor o Governo, podendo ser superado agora pelo sucessor de Edilson Lopes que, de acordo com informações, será o ex-Auditor da Prefeitura, Ermiton Machado Gomes “Marmita”, que foi também advogado da campanha de Dr. Damon nas eleições.

Gomes ocupou a Auditoria Interna e Controladoria por sete meses e saiu também por vontade própria, de acordo com o que foi dito por Damon. A justificativa na época foi de que para ele era prejuízo deixar suas atividades como advogado para trabalhar como assalariado na Prefeitura. Depois de deixar a pasta, Gomes fechou um contrato de seu escritório com o SAAE no valor de R$ 46.320,00 reais. Agora, retorna à Prefeitura como Secretário de Governo. O curioso é que o salário de Secretário de Governo é o mesmo do Auditor, que foi recusado por Gomes tempos atrás.  Na verdade, a volta de Gomes como Secretário de Governo irá apenas oficializar o que na prática ele já exercia. Há informações de que Gomes, embora desligado formalmente da Prefeitura, dava ordens dentro do Executivo de igual para igual com Dr. Damon, o acompanhava nas viagens oficiais e tomava as decisões mais importantes do Governo. Agora, como Secretário de Governo, Gomes poderá ser convocado pelos vereadores para ir à Câmara dar explicação à sociedade sobre quem bancava suas despesas nas viagens que acompanhava Dr. Damon e qual foi o procedimento para a contratação de seu escritório para prestar serviços ao SAAE.

Damon espera com a nomeação de Gomes “colocar respeito” na Câmara Municipal. Nos últimos dias alguns vereadores teceram críticas à administração, o que Damon interpreta como “rebeldia”. De acordo com informações, Damon quer com essa nomeação retomar o comando da Câmara e colocar “ordem na casa”. Gomes é tido pelo prefeito como um homem enérgico, de punho forte, linha dura e acredita que os vereadores irão rever suas posições adotadas nos últimos dias.

Na penúltima reunião, um dos principais oposicionistas de Damon na Câmara, vereador Bernardo Mucida (PSB), questionou na tribuna o poder que Gomes exercia no Governo sem ocupar nenhum cargo e pediu explicações. A resposta de Damon foi imediata. Há informações de que ele, logo após a reunião na Câmara onde Bernardo questionou a influência de Gomes, convocou uma reunião com seus auxiliares e decidiu nomear Gomes para o cargo, o que segundo eles iria “calar a boca” de Mucida, uma reação  vista como repreensão aos questionamentos do oposicionista.

Comentários


  • 25-02-2015 07:30:00 João Batista

    Pelo menos eles são Itabiranos,Damon é filho do Nego Policia,e o Ermiton Marmita filho do Famoso(Conhecido) Tião Zueira, dupla muito boa,vão deixar marca na historia da politica de Itabira.

  • 24-02-2015 00:19:00 cacio guerra

    Estamos o Oscar de Itabira em 2.015.. melhor filme \" Itabira pode e merece mais\" Melhor ator - Damon de Sena, Ermiton Gomes ou Edilson Melhor atriz......estamos procurando pois há diversos nomes...saira na proxima semana. diretor Marcio Passos. produtor Heitor Braganca. ator coadjuvante Reginaldo calixto

  • 22-02-2015 11:06:00 Léa Professora

    Estou assustado! O Dr. Damon consegue fazer um governo pior do que o do Dr. Jackson. Se mais algum médico se candidatar em Itabira, eu farei campanha contra. Chega de experimento - Gestor Público / Administrador já!

  • 21-02-2015 20:23:00 jão izael

    é o próprio.

  • 21-02-2015 18:37:00 Terezinha Lopes

    Bom este Ermiton Marmita é o filho do Tião Zueira? Digam que não gente, se for Deus que nos acuda

  • 21-02-2015 17:14:00 Júlio

    Eu que sou leigo em administração, mas posso afirmar sem dúvida que o atual prefeito é o pior administrador que já esteve no comando de Itabira. Olha que é do partido Verde. Imagine se amadurece, em.....?

  • 21-02-2015 16:38:00 Roberto

    Reeleição?? Com Marmita no comando?? Damon,Jadirão, Marmita,Ronildo Capilé,em que situação chegou Itabira,no fundo do poço.

  • 21-02-2015 15:56:00 Luiz Paulo

    Na verdade o Dr. Damon não está apto para administrar a cidade. Médico é para cuidar da saúde. Arquiteto é para projetar edificações. Administrador é para administrar. E, finalmente, Gestor Público é para gerir uma cidade. Simples assim! Não adianta mudar secretários se o problema é a inaptidão do prefeito. A única coisa que pode ser feita agora é não errarmos de novo - Chega de experimentos!

  • 21-02-2015 15:29:00 César

    Entendo que mudaça é um mecanismo necessário e eficiente em quase tudo, mas esta quando feita deverá ser em prol de melhoria. Do contrário será \"chover no molhado\". Um prefeito nefasto como esse não será capaz de tirar da profundeza maligna a pífia administração em que vem fazendo à frente desse município. Sorte de nós itabiranos é que o mandato de prefeito é eletivo.