Política

Damon tenta ludibriar funcionalismo público e aprovar aumento antes de ouvir servidores

Depois de se reunir pela manhã com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Municipais de Itabira (Sintsepmi), Priscila Miranda, o prefeito Damon Lázaro de Sena (PV) encaminhou de surpresa para a Câmara, na última terça-feira (10), uma proposta de 6,23% de aumento para o funcionalismo público para ser votado em caráter de urgência. A vigilância da presidente do sindicato e o empenho dos vereadores Geraldo Torrinha (PDT) e Bernardo Mucida (PSB) frustrou os planos do Executivo.

O governo havia apresentado a proposta para a presidente, mas garantiu que ela só entraria em pauta para ser discutida e votada na reunião do dia 3 de março, após a assembleia do Sintsepmi, marcada para o próximo dia 26. A presidente do sindicato reivindica uma reposição salarial de 27%.

Mesmo tendo sido garantido à Priscila que o projeto não seria encaminhado para a Câmara antes de ser discutido com os servidores, os vereadores Bernardo Mucida e Torrinha, que apoiam a presidente do sindicato na defesa dos interesses do funcionalismo público, foram surpreendidos com a presença no plenário do Secretário de Governo, Edilson Lopes, e do Chefe de Gabinete, Jadir Eustáquio do Espírito Santo “Jadirão”, o que indicava que alguma coisa de anormal estaria para acontecer. Tão logo o secretário da mesa leu o encaminhamento do governo, o líder do prefeito na Câmara, Rodrigo Diguerê (PV), pediu que o projeto fosse colocado em votação em caráter de urgência. O vereador Geraldo Torrinha, atento à manobra de Damon, disse que ninguém “iria enfiar projeto goela abaixo na Casa” e que o projeto era retroativo a 1 de fevereiro, no entanto podia ser votado depois. Torrinha disse ainda que ele também representa os funcionários públicos, que como vereador não iria aceitar que essas manobras prejudicassem os servidores e que o projeto primeiro tinha que passar pelas comissões e ser discutido, que não podia atropelar também o sindicato dos servidores que estava com uma assembleia marcada.

Mesmo assim os vereadores aprovaram a entrada do projeto na pauta para votação, mas o vereador Bernardo Mucida antecipou para o presidente que iria pedir vista do projeto e que era desnecessário interromper a reunião para discutir. 

O vereador Paulo Soares também criticou a manobra do prefeito e se colocou a disposição do sindicato para auxiliar nas negociações.

O que Damon propõe para o funcionário é apenas a reposição da inflação, sem nenhum centavo de aumento.

Hoje pela manhã a presidente do sindicato, Priscila Miranda, convocou os servidores públicos, através das redes sociais, a comparecer a Câmara as 14hrs quando o projeto será discutido.

Veja a mensagem divulgada pela presidente:

“ATENÇÃO SERVIDORES!!!

RECADO URGENTE...

SOLICITAMOS A PRESENÇA DE TODOS NA CÂMARA MUNICIPAL DE ITABIRA, HOJE AS 14H PARA QUE POSSAMOS TENTAR IMPEDIR OS VEREADORES DE VOTAREM O PROJETO DE REAJUSTE SALARIAL SEM ANTES PASSAR PELA APROVAÇÃO EM ASSEMBLEIA.

A PARTICIPAÇÃO DE TODOS ÉESSENCIAL!!! ”

Comentários


  • 13-02-2015 09:47:00 Pedro

    Louco, Dr. Damon é louco! Ele está brindado e achando que está tudo bem... Ele deveria é sair às ruas pra vê o pau que vai tomar.

  • 12-02-2015 13:17:00 Anderson Nogueira

    Damon quem presta um bom serviço a sociedade é o funcionário público, principalmente os da Itaurb que dão o sangue nas ruas e você acha 27% pra eles muito? Não devia. Para você e a sua corja foram 66% não é ? Põe a mão na consciência