Política

PSB de Paulo Soares sinaliza para o caminho da oposição

Rodrigo Diguerê é o novo líder do prefeito na Câmara

O vereador Paulo Soares (PSB), que ocupou a liderança do governo Damon nos dois primeiros anos de mandato, fez uso da tribuna na reunião desta terça-feira (10) para informar que não era mais o líder do governo na Câmara. De acordo com Paulo Soares, a decisão foi tomada em uma reunião de seu partido. Paulo Soares demonstrou em a insatisfação com o rumo que o governo Damon tomou, e embora não admitindo, por várias vezes deixou transparecer que o PSB pode tomar o caminho da oposição, por entender que o governo Damon não está cumprindo os compromissos com a população que fizeram com que o partido o apoiasse em sua eleição.

Paulo Soares disse que a decisão de deixar a liderança do governo foi do partido, mas que o PSB tem três secretarias e vai dar um tempo para o núcleo do governo pensar. Ele disse também que os projetos que forem bons para Itabira eles vão apoiar, mas admitiu que há um desgaste com o governo e que a questão de oposição ou não ao governo vai ser uma decisão coletiva do partido, salientando que quem responde pelo PSB é Antonio Soares, atual presidente. Paulo Soares disse que, por enquanto, a força majoritária do PSB permanece no governo, mas o “futuro a Deus pertence” e fez praticamente uma oração. Pediu a Deus que ilumine o coração e a mente de Damon para que ele faça uma reflexão porque, segundo o vereador, todos precisam de uma Itabira melhor e disse: “o que interessa é a população de Itabira, temos que honrar o nosso voto, temos obrigação com a população da cidade.” O vereador concluiu dizendo que não é um rompimento com o governo, mas é um recado indireto de que é preciso haver mudanças. “Nós temos obrigação com a população desta cidade. Não é um rompimento com o governo, mas é de uma forma indireta e direta que precisa haver mudanças. É uma sinalização que precisa refletir, tomar um rumo” disse o vereador Paulo Soares em tom de desabafo. Momentos antes, o vereador já havia dito no plenário: “A partir de hoje vou desabafar nesta casa!”, demonstrando uma insatisfação com o governo Damon pela forma como administra a cidade.

A posição do PSB hoje é clara, embora em momento algum Paulo Soares tenha admitido que partir agora o partido será oposição. O PSB, partido de Paulo Soares, foi coligado com Damon e o ajudou a se eleger. Mas já nos primeiros meses o vereador Bernardo Mucida que também é do PSB, percebeu que o prefeito Damon não iria cumprir nada do que prometeu durante a campanha e que o projeto de Dr. Damon tinha sido apenas para vencer as eleições e começou a questionar as ações do prefeito, até que se declarou publicamente oposição a Dr. Damon, embora seu partido permanecesse na base do governo.

O PSB é o segundo partido a romper com Damon. Ainda no primeiro ano de governo o PRB, que era presidido pelo Sr. Geraldo Ribeiro, já havia entregado os cargos que ocupava, com a mesma reclamação de que Damon não estava preparado para administrar a cidade e por isso decidiu de inicio abandonar o barco. O PSB ainda ocupa três secretarias – Ouvidoria, Meio Ambiente e Planejamento.

A partir de agora o cidadão itabirano pode contar com três vereadores fiscalizando o Executivo. Mais dois vereadores também devem anunciar, em breve, o rompimento com o governo, o que eleva para cinco a base da oposição. Enquanto isso, dos dez vereadores que foram eleitos na oposição, apenas Geraldo Torrinha (PDT) mantêm seu posicionamento.

Liderança

Depois de Paulo Soares recusar a liderança do governo na Câmara, Damon indicou para o lugar o ex-presidente da Casa, Rodrigo de Assis Ferreira “Diguerê” (PV). A informação é que no próximo ano Rodrigo Diguerê e Solimar José da Silva (SD) irão trocar de posição, alternando os dois cargos que Damon julga serem importantes em um ano de eleição. De acordo com informações o prefeito Damon já escolheu Diguerê para presidir a casa no próximo ano e a liderança do governo será oferecida ao atual presidente Solimar José da Silva.

Comentários


  • 12-02-2015 11:31:00 Mauro Henrique Silva

    Paulo você representa aquele que levanta de madrugada, enfia uma butina no pé, pega o seu carro e vai trabalhar. Agora com o mandato de vereador você representa os demais trabalhadores da cidade e não a elite. Vamos passar uma borracha nesses dois anos que passaram. Esperamos na câmara a reação do sindicalista honesto, defensor do interesse da coletividade como sempre foi no vereador que elegemos.

  • 12-02-2015 08:44:00 Isabela

    Em primeiro lugar quero manifestar solidariedade ao Paulo Soares pelo que aconteceu. Itabira precisa tomar uma posição com referencia a essa violência que já virou rotina. Precisamos de reação principalmente desta casa. O vereador Paulo Soares demonstrou um gesto de grandeza ao reconhecer que não podia continuar de costas para os seus eleitores e para o itabirano que talvez não tenha votado nele por qualquer motivo mais que confiava em seu trabalho. Força Paulo! Você vai ser muito importante para Itabira, principalmente de agora em diante

  • 12-02-2015 07:55:00 Roberto Messias

    Jogo de carta marcada,recado para demais vereadores,no governo Damon,quem nasceu lagartixa jamais chegará a jacaré. Acorda!!! Turma de bananas.