PSB de Paulo Soares sinaliza para o caminho da oposição
Rodrigo Diguerê é o novo líder do prefeito na Câmara
O vereador Paulo Soares (PSB), que ocupou a liderança do governo Damon nos dois primeiros anos de mandato, fez uso da tribuna na reunião desta terça-feira (10) para informar que não era mais o líder do governo na Câmara. De acordo com Paulo Soares, a decisão foi tomada em uma reunião de seu partido. Paulo Soares demonstrou em a insatisfação com o rumo que o governo Damon tomou, e embora não admitindo, por várias vezes deixou transparecer que o PSB pode tomar o caminho da oposição, por entender que o governo Damon não está cumprindo os compromissos com a população que fizeram com que o partido o apoiasse em sua eleição.
Paulo Soares disse que a decisão de deixar a liderança do governo foi do partido, mas que o PSB tem três secretarias e vai dar um tempo para o núcleo do governo pensar. Ele disse também que os projetos que forem bons para Itabira eles vão apoiar, mas admitiu que há um desgaste com o governo e que a questão de oposição ou não ao governo vai ser uma decisão coletiva do partido, salientando que quem responde pelo PSB é Antonio Soares, atual presidente. Paulo Soares disse que, por enquanto, a força majoritária do PSB permanece no governo, mas o “futuro a Deus pertence” e fez praticamente uma oração. Pediu a Deus que ilumine o coração e a mente de Damon para que ele faça uma reflexão porque, segundo o vereador, todos precisam de uma Itabira melhor e disse: “o que interessa é a população de Itabira, temos que honrar o nosso voto, temos obrigação com a população da cidade.” O vereador concluiu dizendo que não é um rompimento com o governo, mas é um recado indireto de que é preciso haver mudanças. “Nós temos obrigação com a população desta cidade. Não é um rompimento com o governo, mas é de uma forma indireta e direta que precisa haver mudanças. É uma sinalização que precisa refletir, tomar um rumo” disse o vereador Paulo Soares em tom de desabafo. Momentos antes, o vereador já havia dito no plenário: “A partir de hoje vou desabafar nesta casa!”, demonstrando uma insatisfação com o governo Damon pela forma como administra a cidade.
A posição do PSB hoje é clara, embora em momento algum Paulo Soares tenha admitido que partir agora o partido será oposição. O PSB, partido de Paulo Soares, foi coligado com Damon e o ajudou a se eleger. Mas já nos primeiros meses o vereador Bernardo Mucida que também é do PSB, percebeu que o prefeito Damon não iria cumprir nada do que prometeu durante a campanha e que o projeto de Dr. Damon tinha sido apenas para vencer as eleições e começou a questionar as ações do prefeito, até que se declarou publicamente oposição a Dr. Damon, embora seu partido permanecesse na base do governo.
O PSB é o segundo partido a romper com Damon. Ainda no primeiro ano de governo o PRB, que era presidido pelo Sr. Geraldo Ribeiro, já havia entregado os cargos que ocupava, com a mesma reclamação de que Damon não estava preparado para administrar a cidade e por isso decidiu de inicio abandonar o barco. O PSB ainda ocupa três secretarias – Ouvidoria, Meio Ambiente e Planejamento.
A partir de agora o cidadão itabirano pode contar com três vereadores fiscalizando o Executivo. Mais dois vereadores também devem anunciar, em breve, o rompimento com o governo, o que eleva para cinco a base da oposição. Enquanto isso, dos dez vereadores que foram eleitos na oposição, apenas Geraldo Torrinha (PDT) mantêm seu posicionamento.
Liderança
Depois de Paulo Soares recusar a liderança do governo na Câmara, Damon indicou para o lugar o ex-presidente da Casa, Rodrigo de Assis Ferreira “Diguerê” (PV). A informação é que no próximo ano Rodrigo Diguerê e Solimar José da Silva (SD) irão trocar de posição, alternando os dois cargos que Damon julga serem importantes em um ano de eleição. De acordo com informações o prefeito Damon já escolheu Diguerê para presidir a casa no próximo ano e a liderança do governo será oferecida ao atual presidente Solimar José da Silva.
Comentários
Paulo você representa aquele que levanta de madrugada, enfia uma butina no pé, pega o seu carro e vai trabalhar. Agora com o mandato de vereador você representa os demais trabalhadores da cidade e não a elite. Vamos passar uma borracha nesses dois anos que passaram. Esperamos na câmara a reação do sindicalista honesto, defensor do interesse da coletividade como sempre foi no vereador que elegemos.
Em primeiro lugar quero manifestar solidariedade ao Paulo Soares pelo que aconteceu. Itabira precisa tomar uma posição com referencia a essa violência que já virou rotina. Precisamos de reação principalmente desta casa. O vereador Paulo Soares demonstrou um gesto de grandeza ao reconhecer que não podia continuar de costas para os seus eleitores e para o itabirano que talvez não tenha votado nele por qualquer motivo mais que confiava em seu trabalho. Força Paulo! Você vai ser muito importante para Itabira, principalmente de agora em diante
Jogo de carta marcada,recado para demais vereadores,no governo Damon,quem nasceu lagartixa jamais chegará a jacaré. Acorda!!! Turma de bananas.