Esportes

Com várias incertezas, Conmebol define os grupos da Libertadores

Cruzeiro, Atlético-MG, São Paulo, Internacional e Corinthians vão conhecer seus rivais no principal torneio de clubes do continente

Sorteio será realizado na sede da Conmebol, nesta terça-feira (Foto: Martin Fernandez)
Sorteio será realizado na sede da Conmebol, nesta terça-feira (Foto: Martin Fernandez)

Os cinco times brasileiros classificados para a próxima edição da Taça Libertadores (Cruzeiro, Atlético-MG, São Paulo, Internacional e Corinthians) vão conhecer nesta terça-feira seus primeiros adversários no torneio. O sorteio, que será realizado às 22h (horário de Brasília), na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol, em Luque, no Paraguai, vai definir os confrontos da primeira fase (também conhecida como pré-Libertadores) e da fase de grupos.

Só 30 dos 38 times que vão disputar o torneio estão definidos - e em alguns países ainda não houve definição da classificação final de cada time nos campeonatos nacionais - o que vai gerar lacunas na tabela.

Uma reunião do Comitê Executivo da entidade a ser realizada nesta terça-feira pela manhã vai finalizar os critérios para o sorteio, mas é provável que não haja grandes mudanças em relação a anos anteriores.

Dos oito grupos, dois terão times brasileiros como cabeças de chave - Cruzeiro (campeão brasileiro) e Atlético (campeão da Copa do Brasil). O São Paulo também está garantido na fase de grupos. Corinthians e Inter duelam pela última vaga. Quem perder essa disputa vai ter de passar pelo mata-mata prévio. O Corinthians é até hoje o único brasileiro eliminado nesta fase - em 2011, pelo Tolima.

SORTEIO E FESTA

Primeiro serão definidos os seis confrontos do mata-mata inicial da competição. O representante brasileiro deverá entrar num pote com os representantes de Argentina, Paraguai, Bolívia e Uruguai. Do outro lado provavelmente estarão os times de Chile, Peru, Venezuela, Colômbia e Equador. 

Depois serão sorteados os grupos. Além de Cruzeiro e Atlético, outros cabeças de chave já garantidos são os argentinos River Plate e San Lorenzo (atual campeão). Dos 32 times da fase de grupos, 16 avançam para as oitavas de final, onde o de melhor campanha enfrenta o 16º, o segundo pega o 15º. e assim por diante.

A primeira fase (a "pré") está prevista para as datas ao redor de 4 e 11 de fevereiro. A fase de grupos começa em 18 de fevereiro. 

O sorteio é realizado em meio a uma "noite de gala" da Conmebol, que terá um jantar para os dirigentes, um show da banda Raça Negra e homenagens a pais e filhos que brilharam no futebol americano - como os argentinos Juan Ramón e Juan Sebastian Verón (campeões com o Estadiantes) e os uruguaios Nestor e Jorge Goncalvez (que jogaram no Peñarol em épocas distintas).

Comentários