Esportes

Para matemáticos, chance de mais um título do Cruzeiro ultrapassa 90%

Com mais cinco vitórias e dois empates, líder do Campeonato Brasileiro atinge \\\"número mágico\\\" que costuma garantir o título da competição

Quando o árbitro Marcelo de Lima Henrique apitou o fim da partida contra o Internacional, no Mineirão, o torcedor cruzeirense se encheu ainda mais de otimismo. A vitória sobre o vice-líder do Brasileirão, por 2 a 1, ampliou a vantagem do Cruzeiro na ponta da tabela para nove pontos. A diferença entre o primeiro e o segundo colocado, após a 26ª rodada, é a segunda maior registrada na história do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos. Na edição do ano passado, o Cruzeiro tinha 11 pontos de frente para o vice-líder Grêmio, depois 26 partidas para cada time. O desempenho cruzeirense se reflete também em outros números nas calculadoras.

Sites de matemáticos projetam as chances de título no Brasileirão. Cruzeiro é o grande favorito (Foto: GloboEsporte.com)
Sites de matemáticos projetam as chances de título no Brasileirão. Cruzeiro é o grande favorito (Foto: GloboEsporte.com)

 

Após o encerramento da rodada do Campeonato Brasileiro, o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, projeta a chance de o Cruzeiro chegar ao tetra em 91%. Mais otimista, o Chance de Gol calcula em 97,5% a probabilidade de a Raposa levantar o troféu no final da disputa. A página do departamento de matemática da UFMG coloca o time celeste com 90,6% de chance de ficar com o título nacional de 2014. Entre tantas variáveis, esse cálculos levam em conta, principalmente, o desempenho das equipes como mandante e visitante ao longo do torneio. O Cruzeiro lidera os dois quesitos na competição, com 87,18% de aproveitamento em casa, e 56,41% jogando fora.

A marca dos 73

Desde o início da era dos pontos corridos no Campeonato Brasileiro, o número mágico para o título gira em torno dos 73 pontos. Desde 2003, início da disputa no atual modelo, nenhuma equipe que atingiu essa marca ficou sem levantar o troféu. Nas edições de 2008 e 2012, Grêmio e Atlético-MG, respectivamente, chegaram a 72 pontos ao fim da competição, porém ficaram em segundo lugar no campeonato. Segundo o departamento de matemática da UFMG, o time que alcançar "a marca dos 73" terá 93,88% de chance de ser campeão.

Faltam 17 pontos para o Cruzeiro chegar a esse número. Somando 56 na tabela de classificação, a Raposa precisaria de mais cinco vitórias e dois empates nos doze jogos restantes para atingir a marca. O time do técnico Marcelo Oliveira ainda vai disputar seis partidas em casa - uma delas fora de Belo Horizonte, por causa do punição pelos incidentes no clássico contra o Atlético-MG - e outras seis na condição de visitante. O próximo jogo do Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro será na quarta-feira, às 22h (de Brasília), contra o Corinthians, no Mineirão, em partida válida pela vigésima sétima rodada da competição.

Jogos restantes do Cruzeiro no Brasileiro:

Corinthians (em casa)
Flamengo (fora)
Vitória (fora)
Palmeiras (joga fora de BH devido a punição do STJD)
Figueirense (fora)
Botafogo (em casa)
Criciúma (em casa)
Santos (fora)
Grêmio (fora)
Goiás (em casa)
Chapecoense (fora)
Fluminense (em casa)

Comentários