Brasil

Sequestrador de hotel em Brasília é Jac Souza dos Santos, ex-secretário municipal de Agricultura

Sequestrador é o político Jac Souza (Foto: EXTRA)
Sequestrador é o político Jac Souza (Foto: Extra)

O homem que fez um refém no Hotel Saint Peter, no centro de Brasília, nesta segunda-feira, é o político Jac Souza dos Santos. O vereador e presidente do Partido Progressista (PP) de Combinado, no Tocantins, Lindon Jonson Miguel da Silva, confirmou que o sequestrador é o ex-secretário de Agricultura e Pecuária do município.

— Foi uma grande surpresa para todo mundo. Ele é um rapaz muito bom, trabalhador. Estamos orando pela família — disse, em entrevista ao EXTRA por telefone. — Sem dúvidas é (um distúrbio) psicológico — opinou o político.

Registro da candidatura de Jac, em 2008 (Foto: Reprodução / TSE)
Registro da candidatura de Jac, em 2008 (Foto: Reprodução / TSE)

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, Jac foi candidato a vereador de Combinado em 2008. Ele não foi eleito, mas assumiu a secretaria e ocupou o posto entre 2009 e 2011. Lindon Jonson soube da informação pela sede do partido em Brasília.

Sequestro                                             

Segundo informações do jornal O Globo, cerca de 300 pessoas deixaram o prédio e a área foi isolada. O refém está algemado e com um colete, que, segundo o sequestrador, estaria recheado de dinamites. Ele está com uma pistola e tem levado o refém várias vezes até a sacada do hotel.

A negociação está sendo feita pela Divisão de Operações Especiais da Polícia Civil. Jac faz exigência genéricas de caráter político, como a aplicação da Lei da Ficha Limpa nestas eleições e a extradição do italiano Cesare Battisti.

De acordo com o jornal, por volta 13h, o sequestrador apareceu na sacada com o refém algemado, com a pistola na mão e jogou um pedaço de papel. Cerca de 100 policiais estão no local. Jac deu entrada no hotel como hóspede por vota das 5h30. A informação é que ele começou a criar tumulto a ponto de uma camareira ter alertado a gerência. Por causa disso, o chefe dos mensageiros foi verificar o que está acontecendo e foi feito refém, por volta das 9h. Depois, ele passou a entrar também em outros apartamentos.

Lutador estava no hotel

O lutador de MMA Rodrigo Minotauro estava no Hotel Saint Peter quando Jac invadiu o local. Segundo Minotauro, o suspeito exigiu que a polícia permitisse a troca de reféns durante as negociações e pediu a presença da imprensa. O lutador afirmou que além do mensageiro, que está sob poder do sequestrador, um recepcionista e uma camareira também estiveram sob a mira do homem.

— Desci para tomar café da manhã, aí olhei e vi todas as portas do hotel abertas. O restaurante estava fechado e vazio. Achei estranho, mas voltei ao quarto. Foi quando uma recepcionista ligou e avisou que tinha um sequestrador. A princípio, achei engraçada a história, porque nunca vi uma historia dessa no Brasil. Ficamos dentro do quarto. Aí a polícia falou que estava tendo um vazamento de gás, para poder evacuar o prédio.

Comentários