Brasil

Lula convida Trump para a COP30 no Brasil e diz que evento será “a COP da verdade”

Presidente afirmou que encontro em Belém cobrará ações concretas dos líderes mundiais contra a crise climática

lula
Ricardo Stuckert/PR - 

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (13) que enviou uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidando-o para participar da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro de 2025, em Belém, no Pará.

Durante a abertura da 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (Conaes), no Palácio do Planalto, Lula declarou que o evento será “a COP da verdade”, com cobrança direta aos governantes sobre medidas para conter o aquecimento global.

“A COP30 vai ser a COP do que nós queremos cobrar dos governantes do mundo, se eles acreditam ou não no que os cientistas falam de que o mundo está passando por gravíssimos problemas. Eles vão ter que dizer se acreditam ou não que precisamos tomar providências para evitar que o planeta aqueça mais de 1,5ºC”, afirmou.

Lula também criticou a falta de cumprimento de compromissos financeiros por parte de países desenvolvidos. Segundo ele, as nações ricas têm uma dívida superior a US$ 1,3 trilhão por ano para ações ligadas às mudanças climáticas.

O presidente ressaltou ainda a importância social da preservação ambiental:

“Todo mundo que defende a floresta em pé e que não conhece a Amazônia tem que saber que embaixo de cada copa daquela árvore mora um extrativista, mora um indígena, um pescador, um pequeno trabalhador rural que precisa sobreviver”.

A COP30 reunirá líderes mundiais para debater metas climáticas e ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Será a primeira vez que o encontro ocorrerá na Amazônia, região central nas discussões ambientais globais.

Comentários