Brasil

Moção de aplausos ao NUPEM

O Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUPEM/UFRJ) recebeu Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores do Município de Macaé (RJ), por iniciativa do vereador Rafael Amorim, dia 4/8. A homenagem representa uma forma singela de homenagear a instituição pelos estudos e trabalhos desenvolvidos durante a pandemia do COVID-19 para o município e por 27 anos de criação da instituição. O vereador, junto do assessor responsável pela área ambiental, biólogo e discente de pós-graduação da instituição, Luan Campos, ressaltaram a importância do encontro que tiveram com o diretor, prof. dr. Rodrigo Nunes da Fonseca e o vice-diretor, prof. dr. Francisco Esteves.

Rafael Amorim manifestou convite “a todos para conhecerem o NUPEM, assim como eu tenho conhecido nestes oito meses como vereador. Estou muito feliz de poder conceder essa singela homenagem em forma de moção pelo trabalho prestado durante a pandemia e por toda a história dessa instituição para o nosso município, em seus 27 anos de perseverança, através do prof. dr. Francisco Esteves. É importante pensar Macaé além do petróleo para que possamos cuidar de onde vivemos, somos uma espécie entre inúmeras, centenas e milhares de outras. Nosso compromisso é pela conservação desse grande ambiente em que vivemos, garantindo o respeito e a sobrevivência de todas as espécies. Nesse encontro dialogamos sobre o presente e o futuro de nosso município, algo muito importante para o presente e os próximos anos. Contem com nosso mandato no legislativo e viva a ciência”.

A profªMaria Fernanda Quintela e o prof. Francisco Esteves foram fundamentais à criação do NUPEM em Macaé.Foto Lenin Novaes
A profª. Maria Fernanda Quintela e o prof. Francisco Esteves foram fundamentais à criação do NUPEM em Macaé. (Foto: Lenin Novaes) 

O biólogo Luan Campos comentou que “fico feliz por fomentar, através do mandato que participo essa moção. Aqui me graduei, pesquiso e minha vida se transformou. Essa homenagem representa, formalmente, o agradecimento de todos nós pelo que essa instituição tem realizado no combate a pandemia em Macaé, através dos estudos do COVID-19, fornecendo diretrizes ao poder público. Ressaltamos a importância do NUPEM/UFRJ para a história de Macaé nas últimas décadas e temos o compromisso de continuar apoiando essa instituição do conhecimento. Através da Vigilância Genômica e de tantas outras proposições das áreas de saúde e ambiente, estamos comprometidos ao lado da ciência. É possível continuarmos nessa potência de progresso e desenvolvimento como capital nacional do petróleo, sem dúvidas, mas também podemos ser a capital nacional do meio ambiente, tamanhas riquezas naturais que temos e o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ. É preciso pensar no desenvolvimento socioambiental como um todo e na Macaé do futuro, através de ações de embasamento científico”.

O diretor do NUPEM/UFRJ, Rodrigo Nunes da Fonseca, destacou que “todo esforço dos professores, técnico-administrativos, alunos e voluntários que atuaram e vem atuando nos projetos de pesquisa da COVID-19 com grande interesse da população do Norte Fluminense. Certamente todas as horas trabalhadas, todas as descobertas científicas e testes realizados acabaram contribuindo para que Macaé fosse um dos municípios com maior conhecimento epidemiológico da pandemia no Estado do Rio de Janeiro. Agradeço ao vereador por este reconhecimento e reitero que o nossa instituição continua de portas abertas para toda a população de Macaé e suas demandas”.

Comentários