Dados indicam que Minas teve redução de 3,23% em mortes confirmadas entre janeiro e maio de 2020, em relação ao ano passado
Sala de Situação da SES-MG atua em parceria direta com plataforma de registros civis
Números da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil) indicam que Minas Gerais teve menos mortes confirmadas no período de janeiro a maio de 2020, na comparação com o mesmo intervalo do ano anterior. A redução foi de 3,23% - quase 1.680 mortes a menos, se confrontadas as informações dos cinco primeiros meses deste ano e de 2019.
Entre outros motivos, reforçam os técnicos da Sala de Situação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), "o isolamento social gera uma diminuição de óbitos, tanto por causas naturais, quanto por causas externas". São exemplos, nesses casos, acidentes de trânsito e violência (causas externas) e diminuição de contaminação por doenças contagiosas e redução do contato entre as pessoas (causas naturais).
A plataforma segue os prazos legais e os dados podem ser inseridos em até 14 dias, conforme os procedimentos cartoriais. "Isso é mostrado no próprio portal", sinaliza a equipe da SES-MG, que acompanha periodicamente a divulgação dos cartórios e atua em parceria direta com seus colaboradores.
Metodologia
A base de dados do Portal da Transparência de Registros Civis difere em relação ao número de óbitos informados, se comparado ao que consta no boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG, por conta da metodologia utilizada. No registro civil, entram como óbitos covid-19 tanto os confirmados quanto os suspeitos. Isso ocorre porque, muitas vezes, no momento da emissão da declaração de óbito pelos cartórios, o resultado laboratorial ainda não foi liberado.
Ao realizar o cruzamento dos registros, a SES-MG constata que parte dos óbitos registrados no cartório como covid são, na verdade, laboratorialmente identificados como negativos após exame.
O próprio portal deixa claro que, em seu levantamento, estão contabilizados todos os casos em que houve menção a palavras como covid-19, coronavírus e novo coronavírus nas declarações de óbitos, quer tenham resultados laboratoriais ou não.
Entenda como funciona o processo de reunião, análise e divulgação dos dados pela SES-MG neste link (Arquivo em formato PDF).
Vale lembrar que, a partir das informações consolidadas, o Governo de Minas indica, por exemplo, quais regiões devem aumentar ou manter a taxa de isolamento, e quais podem retomar progressivamente as atividades econômicas, como proposto no plano Minas Consciente.
Testagem
Em Minas Gerais, a indicação prioritária para realização de testes, atualmente, é para os casos de pessoas que ficaram internadas com suspeita da covid-19, casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou de pessoas internadas em terapia intensiva com suspeita da covid, profissionais da Saúde, profissionais da Segurança Pública, restritos de liberdade, asilados e a população indígena.
Comentários