Saúde

Dados indicam que Minas teve redução de 3,23% em mortes confirmadas entre janeiro e maio de 2020, em relação ao ano passado

Sala de Situação da SES-MG atua em parceria direta com plataforma de registros civis

 

Em Minas Gerais, a testagem para o diagnóstico de covid-19 é baseada no perfil de infecção. (Karol Avelino/Funed)

Números da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil) indicam que Minas Gerais teve menos mortes confirmadas no período de janeiro a maio de 2020, na comparação com o mesmo intervalo do ano anterior. A redução foi de 3,23% - quase 1.680 mortes a menos, se confrontadas as informações dos cinco primeiros meses deste ano e de 2019.

Entre outros motivos, reforçam os técnicos da Sala de Situação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), "o isolamento social gera uma diminuição de óbitos, tanto por causas naturais, quanto por causas externas". São exemplos, nesses casos, acidentes de trânsito e violência (causas externas) e diminuição de contaminação por doenças contagiosas e redução do contato entre as pessoas (causas naturais).

A plataforma segue os prazos legais e os dados podem ser inseridos em até 14 dias, conforme os procedimentos cartoriais. "Isso é mostrado no próprio portal", sinaliza a equipe da SES-MG, que acompanha periodicamente a divulgação dos cartórios e atua em parceria direta com seus colaboradores.

Metodologia
A base de dados do Portal da Transparência de Registros Civis difere em relação ao número de óbitos informados, se comparado ao que consta no boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG, por conta da metodologia utilizada. No registro civil, entram como óbitos covid-19 tanto os confirmados quanto os suspeitos. Isso ocorre porque, muitas vezes, no momento da emissão da declaração de óbito pelos cartórios, o resultado laboratorial ainda não foi liberado.

Ao realizar o cruzamento dos registros, a SES-MG constata que parte dos óbitos registrados no cartório como covid são, na verdade, laboratorialmente identificados como negativos após exame.

O próprio portal deixa claro que, em seu levantamento, estão contabilizados todos os casos em que houve menção a palavras como covid-19, coronavírus e novo coronavírus nas declarações de óbitos, quer tenham resultados laboratoriais ou não.

Entenda como funciona o processo de reunião, análise e divulgação dos dados pela SES-MG neste link (Arquivo em formato PDF).

Vale lembrar que, a partir das informações consolidadas, o Governo de Minas indica, por exemplo, quais regiões devem aumentar ou manter a taxa de isolamento, e quais podem retomar progressivamente as atividades econômicas, como proposto no plano Minas Consciente.

Testagem
Em Minas Gerais, a indicação prioritária para realização de testes, atualmente, é para os casos de pessoas que ficaram internadas com suspeita da covid-19, casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou de pessoas internadas em terapia intensiva com suspeita da covid, profissionais da Saúde, profissionais da Segurança Pública, restritos de liberdade, asilados e a população indígena.

Comentários