Cidades

Prefeitura notifica agência da CEF em Itabira por causa da aglomeração de pessoas

DIVULGAÇÃO

Nesta quinta-feira (30), uma equipe da Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) notificou a agência da Caixa Econômica Federal (CEF) em Itabira por descumprir parte dos decretos municipais 3.164/20 e 3.178/20 (ambos referentes ao isolamento social e à situação de calamidade em saúde pública) e promover aglomeração de pessoas no local e em seu entorno. No momento da notificação, uma enorme fila de pessoas que buscavam utilizar os serviços bancários estava formada em volta do quarteirão.

A operação, que faz parte de uma série de ações que o Governo Municipal promove para evitar a propagação do novo coronavírus em Itabira e proteger a população, teve apoio do Ministério Público Estadual (MPE). A partir da notificação, em caso de reincidência, o estabelecimento será autuado, com pena de multa e cassação do alvará de funcionamento. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Robson Costa Souza, “neste momento é muito importante que a população tenha consciência de seu papel na propagação ou não do novo coronavírus. Infelizmente, se cada pessoa não fizer a sua parte no combate a essa pandemia, teremos que fechar os estabelecimentos comerciais, inclusive as agências bancárias”.

DIVULGAÇÃO

Em tempo
No dia 14 deste mês, representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, MPE, Polícia Militar e agências bancárias se reuniram para discutir sobre as aglomerações de pessoas em filas nas portas dos estabelecimentos. O encontro aconteceu no paço municipal e, na ocasião, a Administração Pública e o MPE solicitaram às instituições o reforço das medidas de segurança, tanto no acesso quanto no interior das agências.

Durante a reunião, a promotora de Justiça Silvia Letícia Amaral disse que se as medidas de controle do público não fossem eficazes, ações mais rígidas seriam necessárias, como, por exemplo, o fechamento das agências locais. Na época, a unidade da CEF em Itabira foi citada como uma das agências que apresenta maior concentração de pessoas em filas, especialmente, por causa do auxílio financeiro do Governo Federal.

Os representantes das agências ressaltaram que foram adotadas condutas recomendadas pelas matrizes, como a disponibilização de um funcionário na parte externa para organizar as filas, esclarecer dúvidas e orientar sobre o retorno em outras datas para os casos não urgentes, além da utilização dos canais on-line.

No entanto, outras providências foram solicitadas na reunião: horário especial para atendimento aos grupos de risco, agendamento prévio sempre que possível, priorização dos atendimentos essenciais, reforço da sinalização de distância mínima (1,5 metro) de uma pessoa para outra e uso de máscaras de proteção. Para somar às novas estratégias, o Governo Municipal disponibilizou som volante na região dos bancos, para orientar o público a acessar os canais digitais, dar preferência ao uso de cartões magnéticos e evitar sair de casa.

Itabira registra atualmente 422 notificações de síndrome gripal não especificada: 78 em monitoramento; 344 já cumpriram o isolamento; 63 descartados; dez casos confirmados de covid-19, sendo um recuperado, um óbito e 8 em isolamento domiciliar. Os números são atualizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) diariamente.

Comentários