Brasil

Pesquisa aponta que brasileiros são contra a privatização de estatais

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas e divulgada nesta segunda-feira (1°) aponta que a maioria dos brasileiros é contra a privatização de empresas estatais.

De acordo com a pesquisa, 61,5% dos brasileiros desaprovam a privatização da Petrobras, enquanto 32% são favoráveis. Já 6,5% dos entrevistados não sabem ou preferiram não responder. 

Quando questionados sobre a privatização dos Correios, a porcentagem de pessoas que aprovam a privatização aumenta em relação à Petrobrás, com 38,2% dos entrevistados favoráveis à venda da empresa. 55,1% foram contra, enquanto 6,6% não souberam ou não responderam. 

O presidente Jair Bolsonaro já demonstrou a intenção de privatizar os Correios. Já a Petrobras deve ser mantida no modelo atual, de economia mista, com foco na sua principal atividade: a exploração do petróleo. 

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 25 de junho em 158 municípios brasileiros das 27 unidades da federação, tendo sido entrevistadas 2.102 pessoas maiores de 16 anos. O grau de confiança é de 95%.

Comentários