Ciência & Tecnologia

Android Lollipop é oficial: Google anuncia versão 5.0 do sistema

O Android Lollipop é realidade. Depois de muita especulação em volta do nome Android L, o Google acaba de oficializar, nesta quarta-feira (15), o seu novo sistema operacional. Entre as novidades da versão 5.0, estão melhorias visuais e uma nova linguagem na interface dos dispositivos, que a gigante chama de Material Design. Como foi anunciado na Google I/O, o sistema é projetado para ser flexível e funcionar em todos os aparelhos. Outra boa notícia é que o usuário terá a possibilidade de customizar o Android como desejar.
 

Android Lollipop tem aparência totalmente remodelada (Foto: Divulgação/Google)
Android Lollipop tem aparência totalmente remodelada (Foto: Divulgação/Google)

 

Integração entre dispositivos
Criado com o intuito de juntar dispositivos diferentes, o Lollipop vai integrar de celulares às TVs. Com ele, será possível iniciar uma atividade em um aparelho Android, como ouvir música e ver fotos, e terminar em outro. Essa funcionalidade também estará presente no novíssimo Nexus Player, o primeiro gadget com Android TV que ainda roda games 3D. No Material Design, a experiência de design e navegação promete ser consistente e parecida em todos os gadgets: celulares, tablets, Android Wear, Android TV e até Android Auto.

Novo visual
A plataforma terá um visual mais limpo, com animações fluídas e cores mais vibrantes. Segundo o Google, a interface será mais intuitiva com movimentos naturais e elementos de iluminação realistas. O menu multitarefa também foi totalmente renovado. A maioria dos novos recursos do Material Design já podem ser vistos nas recentes atualizações do Google+.

Personalização e notificação
A partir da versão 5.0, os usuários poderão personalizar o Android de acordo com seu gosto. Isso mesmo: o sistema traz um recurso de controle que permite alterar o modo de visualizar notificações. O usuário poderá escolher quais notificações exibir no celular, além de restringir o recebimento a apenas algumas pessoas, por exemplo. Sendo assim, o sistema oferece a liberdade para decidir o que realmente vale a pena visualizar.

No Lollipop, as notificações aparecem em forma de card na parte superior da tela. Será possível ver e responder mensagens diretamente de sua tela de bloqueio, por exemplo. Um outro recurso interessante é que as chamadas telefônicas não interrompem mais as atividades do usuário no celular. Se você estiver jogando no smartphone, não será necessário parar o game. Basta escolher entre atender a chamada ou apenas continuar no jogo.

A versão 5.0 do Android ainda traz novos recursos de configurações. O usuário pode ver e editar, com somente dois cliques, as funções mais usadas do sistema. O Android ainda terá atalhos de controles mais rápidos para a rotação de tela, lanterna, Wi-Fi, brilho, localização e Bluetooth.

Autonomia da bateria
A bateria dos aparelhos receberá uma função muitíssimo bem-vinda que promete estender a duração da carga em até 90 minutos. Além disso, será possível visualizar quanto tempo falta para a bateria descarregar e também para carregar até 100%.

Segurança
Para manter todas as informações privadas, o novo Android traz a função de criação de múltiplos perfis de usuário e de perfis para visitantes. Com a opção, é possível travar o dispositivo com uma senha, um PIN ou até por meio do emparelhamento do telefone com um aparelho seguro, como o relógio ou o carro. Agora, com o recurso Android Smart Lock, o usuário poderá desbloquear o dispositivo com um smartwatch, com um carro e até usando expressões faciais.

Compartilhamento de dispositivos
O compartilhamento de aparelhos com a família e amigos está mais flexível. Com isso, o telefone poderá ter vários usuários diferentes. Por exemplo: se você esquecer seu celular em casa, basta pedir emprestado a um amigo um aparelho com o Lollipop instalado e fazer o login nele. Desse modo, é possível acessar qualquer um de seus arquivos, desde mensagens até fotos.

Conectividade
Uma melhoria na rede foi adicionada ao novo sistema. Em relação à conectividade, o Android terá uma conexão com à Internet mais estável, além de uma transição mais fluida ao trocar de áreas de cobertura. Por exemplo: se o usuário sair de casa ou mudar de rede Wi-Fi durante um bate-papo de vídeo, a chamada não será interrompida. O Bluetooth também recebeu upgrades, como maior economia de energia e aprimoramento na procura de dispositivos.

Outras novidades
Além da reformulação visual, o Lollipop traz mais de 5 mil novas APIs para os desenvolvedores, que permitem criar apps com recursos gráficos melhores. Em relação à assistente de voz do Google, também há o que comemorar. Agora, o Google Now responde ao comando "Ok Google" mesmo com a tela bloqueada. Assim, o usuário terá respostas rápidas, como obter direções, sem perder tempo ao desbloquear o aparelho.

O Android Lollipop chegará, inicialmente, em três aparelhos: no Nexus 6, no Nexus 9 e no Nexus Player. Posteriormente, ficará disponível no Nexus 5, 7 e 10 e aparelhos Google Play Edition. Entretanto, o Google informou que ainda não tem previsão de chegada dos novos aparelhos ao Brasil.

Comentários