Brasil

Roubado óculos de Drummond

Por mais de 10 vezes os óculos da estátua de Drummond foi roubado em Copacabana, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

De novo, mais uma vez, os óculos da estátua em bronze do poeta Carlos Drummond de Andrade foi roubado. A obra do artista plástico Léo Santana, que custou R$ 65 mil, colocada na altura do Posto Seis da orla da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, constantemente é alvo de vandalismo. Isso vem acontecendo desde a inauguração do monumento, em 2002, quando se celebrou o centenário de nascimento do poeta. No entanto, o caso não ocorre somente no Rio de Janeiro. Também no Município de Itabira do Mato Dentro, em Minas Gerais, berço de nascimento do consagrado escritor brasileiro, a estátua do artista plástico Genin Guerra, localizada em frente à Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, já foi vandalizada.

Câmara de vigilância direcionada à estátua registrou imagens do 12º roubo dos óculos às 5h41 da manhã de sábado, 23/10. O que deve ajudar às investigações do inquérito instaurado na 13ª Delegacia Policial, sob o comando do delegado Felipe Santoro. A câmara de monitoramento flagrou o suspeito, que tinha uma mochila e um saco às mãos, utilizando objeto para vandalizar a estátua. O roubo foi praticado em cerca de 20 segundos.

Carlos Drummond de Andrade, que nasceu em 31 de outubro de 1902, é homenageado na data de nascimento com várias atividades dentro da programação da 20ª Semana Drummondiana que se encerra no fim do mês, em Itabira do Mato Dentro. As principais atrações acontecem de forma virtual, devido à pandemia do COVID-19.

Comentários