Saúde

Romeu Zema entrega respiradores para tratamento da covid-19 em Itabira

Minas Gerais já repassou cerca de R$ 1,2 bilhão para estruturar assistência de Saúde nos municípios

romeu zema
Crédito: Pedro Gontijo

O governador Romeu Zema entregou nesta quarta-feira (19/8), em Itabira, região Central, sete respiradores, três bipaps e dois cardioversores que equiparão o Hospital Nossa Senhora das Dores. Também será beneficiado o Hospital Municipal Carlos Chagas, com o recebimento de cinco bipaps e dois respiradores de transporte.  

Os aparelhos vão possibilitar a abertura de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e ampliar a capacidade de atendimento a pacientes com covid-19 no município e na região.

De acordo com Zema, o Governo de Minas conseguiu ampliar de forma acentuada a estrutura do sistema de Saúde. “Minas deve ser o estado que mais investiu em equipamentos, com a compra de 1.047 respiradores e o recebimento de outros 1.600 da Fiemg. Este será o grande legado que nós deixaremos no pós-pandemia para a população mineira”, afirmou durante coletiva de imprensa.

Aumento de leitos
Do total de 1.729 novos leitos de UTI viabilizados em todo o estado desde o início da pandemia, 530 estão na macrorregião Centro. Antes, eram 791 unidades, número que passou agora para 1.321, o equivalente a um aumento de 67%. Hoje, Minas Gerais conta com 3.801 leitos de UTI na rede pública.

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, também presente na entrega, explicou que a distribuição dos respiradores e demais equipamentos médicos estão sendo feitos por meio de cessão, já que os aparelhos podem ser remanejados para as regiões mais necessitadas. “Na medida em que a epidemia começar a cair, a intenção é redistribuí-los por meio de doações”, disse.

Repasses
Em quase cinco meses de pandemia, o Estado de Minas Gerais já repassou cerca de R$ 1,2 bilhão para estruturar a assistência de Saúde nos municípios mineiros. Equipar a rede pública é a prioridade do governo, tanto como estratégia para enfrentamento da doença no estado quanto como ação de responsabilidade fiscal.

O montante investido é referente a compra de equipamentos, insumos e aparelhos fundamentais para uma melhor condição de atendimento. Além disso, Minas adquiriu 1.047 respiradores que estão sendo repassados aos prestadores por meio de termo de cessão para o enfrentamento da covid-19.

Comentários