Política

Presidente do TRE visita Nova Lima e convoca eleitores para recadastramento biométrico

Faltando dois meses para o fim da revisão, 45% dos eleitores ainda não procuraram a Justiça Eleitoral para a coleta da biometria

Presidente do TRE visita Nova Lima
Reunião aconteceu no gabinete do prefeito e contou com a presença de servidores do cartório eleitoral. (Divulgação)

O desembargador Rogério Medeiros, presidente do TRE-MG, esteve em Nova Lima para acompanhar o trabalho de revisão biométrica no município. Em três reuniões, ele discutiu ações para ampliar o atendimento e fomentar o comparecimento dos eleitores, que têm até 21 de fevereiro de 2020 para cadastrarem os dados biométricos.

Em reunião com a juíza Ana Cristina Guimarães e com Daniela Pena, chefe de cartório da 194ª Zona Eleitoral, o magistrado demonstrou preocupação com o baixo índice de comparecimento do eleitorado: apenas 55% dos 71.922 eleitores da cidade já cadastraram os dados biométricos. Os outros 45% precisam fazer o recadastramento até 21 de fevereiro, para não terem o título cancelado e ficarem impedidos de votar nas Eleições 2020. Durante a conversa, foram avaliadas possibilidades de ampliação do atendimento, como a realização de atendimentos itinerantes em regiões específicas da cidade, parceria com a Prefeitura para transporte de eleitores e aumento no número de guichês no posto que funciona no Jardim Canadá.

Na sequência, o desembargador Rogério Medeiros se encontrou com os vereadores de Nova Lima no gabinete do vereador Fausto Ferreira, presidente da Câmara Municipal. Ele agradeceu o apoio do Legislativo na divulgação da biometria e falou sobre a importância de serem renovados os contratos dos estagiários cedidos para trabalhar no cartório eleitoral. Os parlamentares fizeram muitas perguntas sobre o recadastramento biométrico e se comprometeram a fomentar o comparecimento dos eleitores.

A última reunião do dia foi com o prefeito Vítor Penido e alguns dos secretários de governo. O presidente do Tribunal esclareceu algumas dúvidas das pessoas presentes e agradeceu o apoio que a Prefeitura tem dado à Justiça Eleitoral em Nova Lima. Nesses dois encontros, foram apresentadas sugestões de ações de comunicação que podem ser adotadas pelo Poder Público para divulgar a revisão biométrica, como a inserção de mensagens sobre o recadastramento biométrico nos contracheques dos servidores e carnês de IPTU, distribuição de panfletos em eventos e de peças digitais por meio de aplicativos de mensagem, entre outras.

No final da tarde, o desembargador Rogério Medeiros concedeu entrevista a uma emissora de televisão do município. Ele aproveitou a oportunidade para convocar os eleitores de Nova Lima a procurarem a Justiça Eleitoral e coletarem seus dados biométricos o quanto antes, para evitarem filas no final do prazo.

Atendimento
Para fazer o recadastramento biométrico, os eleitores de Nova Lima devem procurar um dos seguintes endereços, que funcionam de segunda a sexta-feira:

tabela-atendimento-tre

Basta apresentar um documento de identificação oficial e comprovante de endereço. Quem já tiver o título pode levá-lo, para facilitar o procedimento. Para o eleitor do sexo masculino com mais de 18 anos que for tirar o título pela primeira vez, também é necessário apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar. O agendamento pode ser feito no site do TRE-MG ou pelo Disque-Eleitor (148). 

Biometria em Minas Gerais
Em 2019, 175 municípios do estado iniciaram o processo de recadastramento biométrico obrigatório. Sessenta e um finalizaram a revisão em 10 de outubro e dois em 29 de novembro. Cinquenta encerraram o procedimento nessa terça (17), incluindo Rio Acima, município que também é abrangido pela 194ª ZE. Até a manhã de terça, 75% dos eleitores da cidade haviam feito o recadastramento.

Além de Nova Lima, outros 61 municípios terminarão a revisão biométrica em 21 de fevereiro de 2020. Dos 15.688.279 eleitores mineiros, 7.263.225 já fizeram o recadastramento, o que representa 46,3% do eleitorado.

Confira todas as informações sobre biometria no site do TRE-MG.

Comentários