Brasil

Mudanças na CNH começam a valer nesta segunda

novas regras para cnh
Novas regras entram em vigor nesta segunda (Foto: Divulgação)

Estão valendo a partir de hoje (16), as novas regras para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A decisão havia sido publicada no Diário Oficial da União em 17 de junho deste ano.

De acordo com as novas regras, o uso do simulador para candidatos a categoria B passa a ser facultativo e quem ainda tiver interesse em realizar aulas no simulador, terá direito a no máximo cinco horas de prática.

Outra mudança que também entra em vigor a partir agora é em relação a quantidade de aulas noturnas. Antes, quem desejava tirar habilitação nas categorias A ou B precisava realizar no mínimo cinco horas de aula noturna. Com as mudanças esse tempo foi diminuído para uma hora.

Para a obtenção de ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor), serão necessárias cinco horas/aula, das quais pelo menos uma deve ser noturna.

Os condutores que querem adicionar uma categoria na CNH precisam fazer, no mínimo, 15 horas/aula, com uma noturna.

Rio Grande do Sul

No dia 26 de agosto deste ano, o TRF4 (Tribunal Regional da 4ª Região) determinou, em decisão liminar, que o simulador de trânsito deve continuar como obrigatório para as autoescolas do Rio Grande do Sul.

A liminar atende a um recurso do SindiCFC-RS (Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Rio Grande do Sul) e  vale apenas para os CFCs filiados.

Comentários